Mais uma ação voluntária nos Caminhos da Serra do Mar

Trecho conhecido como "Ventania", em Petrópolis, recebe sinalização, poda e limpeza de charcos

zmochila 6 MM

Em um bonito dia de sol e céu azul, grupo de voluntários do Parque Nacional da Serra dos Órgãos participou de mais uma ação de melhoria das trilhas do projeto Caminhos da Serra do Mar, que será inaugurado em meados de agosto. Depois da Uricanal e Caminho do Ouro, foi percorrido trecho da travessia Cobiçado x Ventania, em Petrópolis, considerado um dos mais bonitos dos seis dias de caminhada que poderão ser feitos com o projeto.

zmochila 1 MM

O trabalho foi realizado no alto do morro conhecido como Ventania, de onde se tem uma excelente vista para a cidade imperial e Baixada Fluminense, além de montanhas que localizadas na própria Serra dos Órgãos.

Foi feita mais uma etapa do serviço de sinalização, com a instalação de pequenos troncos com pintura em amarelo nos trechos onde não é possível instalar qualquer tipo de marca para orientar o caminhante, além de poda e remoção de pontos de charco em algumas partes da trilha.

zmochila 3 MMzmochila 4 MM

 

A participação do voluntariado nas ações realizadas na unidade é fundamental. Com essa união, com tantos amigos nos ajudando, fica muito mais fácil realizar projetos como o Caminhos da Serra do Mar", relatou o Chefe do PARNASO, o Analista Ambiental Leandro Goulart.

zmochila 8 MM

Como a trilha já havia recebido manutenção recentemente, o trabalho dos voluntários neste domingo acabou sendo mais rápido, permitindo que os caminhantes aproveitassem o visual do alto do Ventania, que fica a 1.270 metros de altitude. De lá, avista-se a Pedra do Açú, Alcobaça e Maria Comprida, em Petrópolis, só para citar, além do Pico de Magé e outras montanhas da Serra da Estrela, localizada entre esses dois municípios. E, mesmo com o mar de nuvens que cobria a Baixada Fluminense, o dia rendeu dezenas de fotos. Além disso, quem só conheceu o final da travessia que tem início no Cobiçado, já ficou com vontade de fazer o percurso inteiro!

zmochila 5 MM

CRÉDITO E LEGENDA

Mochileiro – O DIÁRIO

Os Caminhos...

Projeto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gere o parque, a travessia Caminhos da Serra do Mar cortará inicialmente as cidades de Magé, Petrópolis e Teresópolis. A inauguração oficial no dia 15 de agosto. A trilha já tem sinalização e cartilha para o andarilho. São, no total, 68 quilômetros que devem ser percorridos em seis dias. Durante o trajeto, os caminhantes terão contato com ambientes distintos como mata de encosta, campos de altitude, além de paredões rochosos, picos, poços e cachoeiras. O principal objetivo da trilha é favorecer a conservação ambiental na Serra do Mar, integrar diversas unidades do mosaico da Mata Atlântica e assegurar assim uma estratégia de conservação por meio do uso público dos espaços.

Para quem quiser completar os seis dias de caminhada, a travessia tem início na Vila Inhomirim, em Magé, onde fica o acesso do Caminho do Ouro. São sete quilômetros até o bairro do Morin. O segundo dia compreende a travessia Cobiçado Ventania – uma caminhada de nível pesado. "São 12 quilômetros com uma vista deslumbrante da cadeia montanhosa em que o visitante tem uma visão 360 graus. Em dias ensolarados, sem nuvem, é possível avistar a Baía de Guanabara, a cidade do Rio de Janeiro, a ponte Rio-Niterói, assim como a serra de Petrópolis", lembra o chefe do PARNASO.

zmochila 7 MM

No terceiro dia, é a vez da trilha do Uricanal, um caminho antigo usado por caçadores. A trilha liga o vale do Caxambu ao vale do Bonfim, terminando próximo a portaria Petrópolis do Parque Nacional. E, lá, fica o acesso da parte final do Caminhos da Serra do Mar. Nos três dias finais é feita a Travessia Petrópolis x Teresópolis, divida entre o Açú, Sino e a descida até Estrada da Barragem .

A ideia é que a trilha não termine em Teresópolis. Os Caminhos da Serra do Mar é um projeto de criação de uma trilha de longa duração que tem como ambição percorrer algumas das unidades de conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. "Estamos negociando com o Parque Estadual dos Três Picos gerido pelo Inea para expandir a travessia. Já estão em levantamento mais trilhas. Queremos ter uma travessia de 15 dias de aventura para inaugurar na temporada de montanhismo de 2014, entre abril e outubro", anunciou Leandro. Nesta grande travessia, será possível chegar até a região de Salinas em Nova Friburgo, ao Sana e se estender até Casimiro de Abreu (box com informações do ICMBio). Saiba mais sobre o projeto em www.icmbio.gov.br/parnaso

 

Fotos: Mochileiro - O Diário