Dia da Árvore é celebrado com trilha em Raiz da Serra

Em comemoração ao Dia da Árvore e dando as boas vindas à Primavera que inicia neste domingo, a Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou a caminhada ecológica no Caminho do Ouro, em Raiz da Serra, no sexto distrito, na manhã de sábado, 21 de setembro.

Mageenses de todas as idades e autoridades municipais partiram numa trilha interpretativa, que durou cerca de duas horas, e conheceram essa opção turística que faz um mix de aventura e história. Para não perder os detalhes, foram separados três grandes grupos guiados por técnicos da SMMA. Antes de partirem para a caminhada, todos fizeram o alongamento e se prepararam para encarar o percurso.

Elegemos essa atividade para o dia de hoje para promover essa trilha que faz parte do Caminhos da Serra do Mar e muitos mageenses não conhecem. Nossa equipe avaliou alguns pontos para interpretar e explicar aos participantes como o início da Rua das Pedras que marca o ínício do Caminho do Ouro, por onde a Comitiva Real passava em direção à Petrópolis; a Mirindiba, árvore centenária e os aquedutos construídos para viabilizar o abastecimento de água na região, destacou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal.

O prefeito Nestor Vidal também participou da atividade acompanhado dos secretários Araújo Porfírio (Manutenção Pública), João Carlos da Silva (Serviços Públicos), Tania Mara Gouvêa (Trabalho e Renda), Sônia Sthoffel (Governo); Leandro Rodrigues (Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade) e do chefe de gabinete, Paulo Vaz. "Esse lugar é lindo, é mais uma relíquia de Magé que preserva a história e é importante que todos os mageenses conheçam", afirmou Vidal.

Caminhada Ecológica - Foto Jorge Luiz 171

 

Caminhada-Ecológica---Foto-Jorge-Luiz-12

Local coleciona histórias

Além das pedras, escravos, simbolos e suas lendas, o Caminho do Ouro preserva a identidade do período Imperial. Dona Nazareth Teixeira, 72, mora numa casa marcada pela história nacional e que, segundo ela, foi estalagem de Dom Pedro II. "Moro aqui há 61 anos e gosto muito daqui. Aquela é minha casa e foi estalagem do imperador. A vista daqui é a coisa mais linda e muitos visitantes passam para fazer esse caminho. Minha mãe, antes de falecer, foi filmada por alemães que vieram gravar sobre o Caminho do Ouro e ainda lembro de quando desci de rolimã com meus sobrinhos aqui pelas pedras", conta ela ao risos.

Sobre o episódio, ela finaliza: "Eu caí e me machuquei mas guardo histórias muito boas daqui".

Caminhada-Ecológica---Foto-Jorge-Luiz-79

Caminhada-Ecológica---Foto-Jorge-Luiz-189

 

Crédito: Prefeitura Municipal de Magé