Parque Nacional da Serra dos Órgãos inaugura novo traçado em uma parte da trilha da Travessia Petrópolis-Teresópolis

Nos últimos meses a equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) realizou um longo trabalho de mudança de traçado em uma parte do trecho conhecido como Isabeloca, que fica localizado entre a sede de Petrópolis e o Abrigo do Açu, primeiro dia da Travessia Petrópolis-Teresópolis.

A Isabeloca é um dos trechos mais íngremes da Travessia e vem sofrendo com erosão acentuada ao longo dos anos. Por conta disso, diversas outras variantes foram abertas espontaneamente pelos caminhantes, o que agravou ainda mais a degradação desta parte da Travessia. "Visando proteger e recuperar o local, bem como oferecer uma trilha melhor aos nossos visitantes, planejamos e implantamos um novo traçado. Agora vamos trabalhar no fechamento da trilha antiga e na recuperação de toda a área" afirma o responsável pelo Setor de Uso Público do PARNASO, Leonardo Freitas.

Isabeloca antiga trilha e novo traçado

 

Nesse trabalho os funcionários do PARNASO utilizaram os conhecimentos adquiridos por meio dos cursos de manejo de trilhas oferecidos pelo ICMBio em parceria com o Serviço Florestal dos Estados Unidos. "O trecho que estamos fechando tinha uma declividade média de mais de 33% e conseguimos fazer o novo traçado com declividade menor do que 15%. A trilha nova é mais bonita, mais adequada e vai demandar menor esforço de manutenção ao longo do tempo" comemora o servidor.