Parque Nacional da Serra dos Órgãos debate conservação de espécie ameaçada

No último dia 26 de junho, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos realizou a oficina "Conservação do Sagui-da-Serra-Escuro na Serra dos Órgãos" para discutir estratégias de conservação da espécie no parque e região.

Estiveram presentes na oficina 57 pessoas, entre servidores e terceirizados do PARNASO, pesquisadores, estudantes, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB/ICMBio), UCs do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, IBAMA, Centro de Primatologia do Rio de Janeiro/INEA e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guapimirim.

DSC 0113

O sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) é um primata endêmico das regiões serranas do estado do Rio de Janeiro e parte dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Atualmente está classificada como "Em perigo" na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, e está incluída nas ações do Plano de Ação para a Conservação dos Mamíferos da Mata Atlântica Central (PAN Mamac).

A espécie vem sendo estudada no PARNASO há dez anos. Desde 2014, a UC vem se envolvendo diretamente nas pesquisas, por meio de um projeto em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) aprovado pela chamada interna de projetos da DIBIO.

A espécie foi encontrada em apenas duas das dez trilhas inventariadas nos quatro municípios que abrangem o parque, ambas localizadas no município de Petrópolis e foram localizados poucos indivíduos. Uma das principais ameaças à conservação da espécie é a invasão de seu habitat por outras espécies de saguis, o sagui-do-tufo-branco (Callithrix jacchus) e o sagui-do-tufo-preto (Callithrix penicillata), originárias da caatinga e do cerrado, respectivamente. A pesquisa já registrou a ocorrência de híbridos entre a espécie nativa e as espécies invasoras e grupos mistos da espécie ameaçada com as espécies invasoras no interior e no entorno da UC. De acordo com a pesquisadora Nathalia Detogne Nunes, que defendeu recentemente a dissertação "O sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e os saguis invasores no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ, Brasil: distribuição espacial e estratégias de conservação", "a situação do Callithrix aurita no PARNASO é grave e sua conservação depende de ações urgentes de manejo".

Folder Aurita

Recentemente, foi aprovado no edital PIBIC/ICMBio 2015/2016 um projeto de iniciação científica atrelado a este projeto. A estudante de biologia Camilla Hartmann deverá estudar o comportamento dos saguis nativos e invasores no local onde ocorrem em simpatria, com o objetivo de avaliar como ocorre a interação entre as espécies, sob orientação da analista ambiental Cecilia Cronemberger.

Como resultado da Oficina, foram definidos três grupos de trabalho que elaborarão propostas de ação em frentes distintas: pesquisa e manejo; educação ambiental; e fiscalização. Os grupos de trabalho devem apresentar suas propostas em setembro e o conjunto de propostas formará o plano de conservação da espécie no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Para a analista ambiental Renata Bocorny de Azevedo, do CPB/ICMBio "esta é uma oportunidade muito importante para debater e buscar soluções para um problema gravíssimo e que ocorre em várias unidades de conservação. Além disso, coloca em prática algumas das ações previstas no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Mamíferos da Mata Atlântica Central".

Folder Auritaf