Serra dos Órgãos capacita condutores de trilhas

Terminou no dia 6 de dezembro o III Curso de Formação de Condutores de Trilhas e o I Curso de Reciclagem para Condutores de Trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ). A capacitação ocorreu em parceria com a Associação de Guias e Profi ssionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro (AGUIPERJ) e com apoio da organização não governamental SOS Mata Atlântica.

Com mais de 40 alunos inscritos, entre novos condutores e outros já cadastrados na unidade, esta edição do curso focou na capacitação de moradores das comunidades do entorno do parque, principalmente aqueles que residem em áreas que fazem parte da trilha de longo percurso Caminhos da Serra do Mar. "O principal objetivo deste curso é o desenvolvimento do turismo de base comunitária, fortalecendo a economia local mediante a profi ssionalização de condutores das comunidades lindeiras ao parque e, com isso, fortalecendo também a implantação dos Caminhos da Serra do Mar como mais uma opção de turismo e lazer na unidade de conservação", destacou Leandro Goulart, chefe do parque nacional.

P 20151114 091352

FORMAÇÃO DOS CONDUTORES O programa de credenciamento de condutores de trilha do Parque Nacional da Serra dos Órgãos segue as diretrizes da Portaria nº 116/2010, do Instituto Chico Mendes, que normatiza e estabelece os procedimentos necessários para prestação de serviços de condução de visitantes no interior da unidade de conservação.

A formação dos condutores é feita em três módulos específicos. O primeiro deles abordou temas como meio ambiente e cultura, história e geografi a regional, ambiente da unidade de conservação, turismo e sustentabilidade e atrativos do parque, com destaque para os Caminhos da Serra do Mar. No segundo, a AGUIPERJ falou sobre o trabalho do condutor; técnicas de condução; atividade de interpretação ambiental; monitoramento de impactos; ética, apresentação pessoal e relações interpessoais. Segurança e equipamentos, primeiros socorros, resgate, combate a incêndios e equipamentos de segurança foram abordados no último módulo. "Nossa proposta é incrementar a lista de condutores da Serra dos Órgãos a partir da formação de novos participantes, melhorando a prestação do serviço disponibilizado ao visitante", afi rmou Leandro.