Brigadistas do PARNASO realizam curso de sobrevivência e operação tática no padrão águias

 A equipe do 23º curso de Sobrevivência (Foto: ICMBio)Pela vigésima terceira vez unidos no ideal de compartilhar e transformar conhecimento, a 1ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente do Padrão Águias da Aventura Objetiva, sob o comando do Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, esteve presente e atuante instruindo gente de garra e determinação contribuindo para o engrandecimento de atitudes de responsabilidade com o planeta, dedicação, superação de limites e respeito pela vida.

Os brigadistas assistindo a palestra na lama (Foto: ICMBio)A equipe do 23º Curso de Sobrevivência, constituída pelos Brigadistas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e convidados demonstrou espírito de integração, força de coragem e acima de tudo aprenderam a se adaptar em situações de necessidade de empregar os conhecimentos e habilidades técnicas em situações adversas.

Em todos os momentos não faltaram dificuldades a serem superadas. O conhecimento aliado ao sacrifício marcou a vida dos heróis Combatentes de Incêndios Florestais do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Envolvidos na importante missão de enfrentar todos os tipos de situações, os grandes homens que são o orgulho da nação brasileira puderam se integrar para aprender a arte complexa do expedicionismo.

O 23º Curso Básico de Sobrevivência e Operação Tática ministrado pelo Mestre dos Águias Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel e auxiliado pelo Monitor de Sobrevivência, Avt Bruno Nepomuceno Alves foi desenvolvido nas áreas de Instruções de Operações Especiais de Sobrevivência e Busca e Salvamento no período de 10 a 22 de julho 2012.

O Grupo de Apoio logístico e Instrutivo foi composto pelos Avts de Sobrevivência Thiago Macário, Eleandro Corrêa e Bruna Pacheco Branco.

uma das tarefas do curso Instrução

os 12 que chegaram ao final do curso

Dos 15 Inscritos no Curso, somente 12 chegaram ao final, nos estágios reais de aplicação e provas específicas.

Os Aprovados, que agora fazem parte do 23º Grupamento de Expedicionistas de Sobrevivência do Padrão Águias são: FABIO ARRUDA DE ANDRADE, MICHEL PIERMATEI MARTINS, SIDÔNIO AUGUSTO PACHECO, JEAN HERTZ, ALEXANDRE DA SILVA CORDEIRO, DOUGLAS DA SILVA MENDES, BRUNO CARDOZO VIVIANI, DENILSON VALÉRIO, ANDERSON HIATH VIEIRA, FREDERICO GUARILHA RODRIGUES PIMENTEL, ELLINTON FAGUNDES BATISTA e MAICK BRYAN SANTOS VIEIRA. 

Leandro Goulart,  Chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos destaca a importância de ter uma equipe qualificada para a qualidade de um trabalho sério:

"Pra mim o Curso de Sobrevivência é muito importante para os brigadistas porque além de agregar valores de conhecimentos, transmite segurança para gestão do Parque no sentido de sabermos que ao longo das atividades da Brigada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos os brigadistas se veem muito das vezes em situações complicadas até mesmo adversas, principalmente nos combates em lugares desconhecidos. E agora com a equipe capacitada com esse renomado curso a administração fica mais tranquila, pois sabemos que detém de um conhecimento importantíssimo que é o de sobrevivência. O curso também é muito importante para motivar a Brigada que ficará somente por seis meses com a gente aqui no Parque, porém esse conhecimento eles levarão para toda vida. E o que o curso oferece de mais importante, com certeza a a oportunidade de gerar mudanças interiores nas pessoas, eles melhoram em seus comportamentos, Educação, sobriedade etc... Esse curso além de formar sobreviventes também formar novos cidadãos."

(Leandro Goulart - Chefe do PARNASO).

PARABÉNS A TODOS PELA HONROSA CONQUISTA

MATÉRIA: CEDIR / 2012 - FOTOS: BRUNO (NEPOMUCENO)