PARNASO promove a primeira ação voluntária de 2012

No dia 20 de maio o Parque Nacional da Serra dos Órgãos promoveu a sua primeira ação voluntária de 2012 realizando um mutirão de limpeza na Cachoeira da Macumba. O atrativo, localizado em parte na zona de amortecimento da unidade, com acesso pela estrada que liga Teresópolis a Itaipava, é muito utilizado para a prática de rapel e cachoeirismo, além do uso para práticas religiosas.

As oferendas religiosas deixadas no local representam o principal conflito da Cachoeira da Macumba.  Além de ocasionarem um acúmulo de lixo nas margens do curso d’água as velas utilizadas nestas práticas podem ocasionar incêndios florestais, como o ocorrido no ano de 2011.  Na ocasião, uma vela acesa deixada em um local próximo à cachoeira, atingiu cerca de 80ha de Mata Atlântica, inclusive no interior da Unidade de Conservação, representando a maior ocorrência de incêndio dos últimos anos na unidade.

No último dia 20, como resultado do mutirão, foram retirados 15 sacos de 100 litros contendo restos de oferendas e animais mortos. Os voluntários mostraram-se extremamente solícitos e envolvidos com o propósito da ação.

Outro objetivo desta 1º ação do exercício de 2012 foi recrutar novos voluntários, vislumbrando a participação de todos nas futuras ações que acontecerão na UC em consonância com o programa de voluntariado do ICMBio sede. A ideia é envolver novos parceiros que serão um braço institucional na Unidade.

As demais ações voluntárias que o PARNASO pretende realizar ainda este ano terão foco principal na região do entorno da unidade e em sua zona de uso conflitante.