Um Século de escaladas ao Dedo de Deus

José Guimarães Teixeira, Raul Carneiro , Irmãos Américo e  Acácio de Olveira (Foto: não mencionado)Os 100 anos da primeira escalada com sucesso ao cume do Dedo de Deus, a primeira montanha a ser escalada no Brasil e símbolo do montanhismo no país, foram comemorados no último dia 8 pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro. Em 1912, José Guimarães Teixeira, Raul Carneiro e os irmãos Américo, Alexandre e Acácio de Oliveira, todos de Teresópolis, foram os primeiros a pisar no topo da formação rochosa com 1.692 metros de altitude. O PARNASO comemorou a data com a abertura de uma exposição temporária produzida por Waldecy Lucena e pelo jornal Diário de Teresópolis sobre a história do Dedo de Deus, que ficará no Centro de Visitantes da Sede Teresópolis nesta temporada de montanhismo.

O chefe da UC, Leandro Nascimento Goulart, recepcionou os homenageados e destacou o sucesso do evento, apesar da situação do município após as fortes chuvas do dia anterior. “O evento surpreendeu pelo número tão expressivo de pessoas, depois do que aconteceu em nossa cidade nos últimos dias. Só mesmo uma montanha como o Dedo de Deus, o que ela representa para o estado do Rio, para o Brasil, para o esporte, para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, juntaria todas essas pessoas aqui nesse momento histórico pelos 100 anos da conquista.”

Montanhistas e escaladores de destaque na história do Dedo de Deus como André Ilha e Alexandre Portela foram homenageados. O destaque foi a homenagem à primeira mulher Teresopolitana a escalar o Dedo de Deus, Lília Montanha, que em 1949 subiu o monumento natural com apenas 15 anos de idade.

O nosso coordenador de Uso Público e Negócios, Ernesto Viveiros de Castro, ressaltou a importância do acesso de montanhistas às unidades de conservação bem como em sua zona de amortecimento, assegurando que a presença do montanhista consciente nessas áreas é verdadeiramente um braço institucional para a conservação e preservação da fauna e flora. André Ilha, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente - Inea,  elogiou o modelo da gestão do Parna Serra dos Órgãos como unidade acessível e pioneira em diversas práticas de uso público que tem cooperado para o desenvolvimento das UCs.

As comemorações do centenário da conquista do Dedo de Deus continuam ao longo do ano. De 23 de abril a 1º de maio será realizada no Rio de Janeiro a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, esporte que nasceu no país com a conquista do Dedo de Deus.