Serra dos Órgãos inicia programa de monitoramento climático

  Com apoio do Serviço Florestal dos EUA, parceiro do ICMBio, a equipe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) está instalando sensores de temperatura ao longo do gradiente altitudinal e nos campos de altitude. O objetivo é monitorar a extensão e os impactos das mudanças climáticas em uma escala local, neste caso, a unidade de conservação, iniciando um programa de pesquisa e monitoramento climático.

campo de altitude

 A primeira expedição foi realizada entre 17 e 21 de setembro, quando uma equipe –  formada por técnicos e monitores da UC e um pesquisador do US Forest Service –  vistoriou os campos de altitude.

 Nesta expedição foram instalados 20 sensores de temperatura que vão monitorar o microclima dos ambientes de campos de altitude, como vales, topos de morro e matas nebulares. Outros 20 sensores serão instalados até o próximo mês e funcionarão por um ano e meio, armazenando dados de temperatura do ar.

campo de altitude 2

 

“A primeira etapa do programa é a caracterização dos microclimas atuais, bem como uma melhor caracterização dos campos de altitude do parque. Em seguida, pretendemos acompanhar a evolução dos campos frente às mudanças climá-ticas. Estamos buscando outros parceiros para fortalecer e ampliar o projeto”, explica Cecilia Cronemberger, coordenadora de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade do Parna.

Outros projetos de pesquisa fazem parte da iniciativa de monitoramento da unidade, como um projeto aprovado recentemente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Faperj e proposto por um consórcio de pesquisadores e um projeto apoiado pelo Probio/MCT.

 IMG 0249