destaque parnaserradosorgaos2

Quando ir

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica aberto à visitação todos os dias do ano, das 08:00 às 17:00 horas. Além disso, visitantes que compraram ingressos antecipadamente (seja na portaria ou pelo site www.parnaso.tur.br) podem entrar na unidade entre as 06:00 e as 22:00. Em qualquer época do ano existem diversas opções de atividades disponíveis.

Nos meses mais quentes do ano (novembro a março) os atrativos mais procurados são as cachoeiras e poços de rios encontrados nas três sedes. As cachoeiras e poços do Rio Paquequer e seus afluentes, assim como a piscina natural atraem muitos visitantes, bem como as áreas de piquenique e trilhas curtas da Sede Teresópolis. Na Sede Guapimirim os poços do Rio Soberbo são muito procurados, assim como os poços do Rio Bonfim na Sede Petrópolis.

No período mais frio do ano (maio a setembro), época em que ocorrem poucas chuvas na região do PARNASO, os visitantes buscam principalmente as trilhas (sejam elas curtas ou longas) e mirantes para contemplação. Além disso, é principalmente no inverno que as mais de 100 vias do PARNASO são escaladas.