destaque parnaserradosorgaos2

Trilhas e atrativos - Sede Guapimirim

O grande atrativo da Sede Guapimirim do PARNASO é o Rio Soberbo, com suas inúmeras cachoeiras e poços aprazíveis. Além das belezas cênicas e da natureza exuberante da Mata Atlântica, com visão privilegiada do Morro do Escalavrado, a Sede Guapimirim oferece ao visitante muitas opções de passeios em trilhas, além de infra-estrutura de estacionamento, camping, áreas para piquenique e sanitários. Outro destaque da Sede Guapimirim são os prédios e ruínas históricas.

Centro de Visitantes Museu von Martius


O Centro de Visitantes von Martius da Sede Guapimirim está instalado em casarão do século XIX, restaurado para a preservação de suas características originais. O casarão pertenceu à antiga Fazenda Barreira do Soberbo, sendo seu proprietário durante o Império o médico Henrique José Dias, que se dedicou ao plantio das quineiras (Cinchona calissaia).
O histórico casarão abriga esposição permanente com fotos e informações sobre o parque, uma maquete de toda  a área do PARNASO, além de interessante coleção de exemplares das obras do botânico Von Martius, material especializado sobre meio ambiente, videoteca e um auditório para realização de cursos, palestras e seminários, equipado com TV e vídeo e com capacidade para 40 pessoas.

museu von martius

 

Capela de Nsa. Sra. da Conceição do Soberbo

Datada de 1713, esta histórica construção está situada em uma pequena ilha fluvial entre dois braços do rio Soberbo.
Construída em estilo barroco, o prédio é tombada pelo INEPAC e é um importante remanescente histórico do período de ocupação colonial do recôncavo da Guanabara.
A capela é aberta quinzenalmente para a realização de missas e visitas (segundo e quarto sábados do mês).capela

 

Poço da Capela

Junto à histórica capela é possível desfrutar de um bom banho neste poço com cachoeira.

poço da capela.

 

Poço do Sossego

Mais um recanto aprazível com um belo poço e cachoeira. O poço é sombreado por árvores repletas de bromélias e orquídeas. O acesso mais resguardado justifica o nome deste poço que recebe sol poucas horas por diapoço do sossego 


Poço da Ponte Velha

Junto às ruínas dos pilares de uma antiga ponte da estrada real encontra-se um agradável poço de águas quase sempre calmas e fácil acesso.
É possível parar veículos a cerca de 20m do rio. Próximo ao poço existem sanitários e  um quiosque que serve lanches e bebidas.

poço ponte velha

Poço Verde

Principal atrativo natural da Sede Guapimirim, o Poço Verde é um conjunto de cachoeiras, corredeiras, poços artificiais e naturais do Rio Soberbo. Ótimo local para banho, localizado a 20 minutos de caminhada do Centro de Visitantes.

Poço Verde1


Poço da Preguiça

Outra boa opção para banho, a 15 minutos de caminhada do Centro de Visitantes.

 Ruínas Arqueológicas

ruínas

 Em parceria com o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Guapimirim, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos está desenvolvendo na sua Sede Guapimirim , o Projeto "As Ruínas da Sede Guapimirim do Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Memória Cultural e Histórica do Rio de Janeiro" , onde se acredita tenha existido um sistema de produção econômica (plantio, colheita e processamento) da Quina calysaia, usada para combater a malária. A Fazenda Barreira do Soberbo, onde hoje funciona o Centro de Visitantes da Sede, pertenceu a Henrique Dias, e recebeu apoio financeiro do Império, em 1844, para o cultivo da quina, de onde é extraído o quinino, utilizado para combater a malária. Em 1876, o Imperador D. Pedro II veio pessoalmente avaliar a produção, que abastecia o Exército Brasileiro, durante a Guerra do Paraguai. Em 1880, registravam-se 12.000 pés de quina e 10.000 mudas em viveiros. Já foi descoberto um muro que parece ter pertencido à estrutura de contenção ou de secagem da quina ou ainda ao reservatório de água. Os estudos indicam que a tecnologia de construção deve ser da mesma época das construções da Floresta da Tijuca. Uma das canaletas de pedra pesquisadas teria como funções coletar e canalizar águas da parte mais alta da propriedade até a área onde a quina era moída para extração do seu princípio