destaque parnatijuca2

Atrativos

Sobre o Morro do Corcovado, uma montanha de pedra com 704 metros de altitude, encontra-se o monumento do Cristo Redentor. Avistado de toda cidade do Rio de Janeiro, este monumento foi eleito, em 2007, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e neste ano de 2012, após nova votação, foi novamente eleito uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.  A estátua foi inaugurada em 12 de outubro de 1931, depois de cerca de 5 anos em obra, tem 38 metros de altura e aproximadamente 1.100 toneladas. É a segunda maior estátua do Cristo do mundo.

Corcovado

Percorrendo os 7,5 quilômetros do Circuito do Vale Histórico o caminhante conhecerá as principais edificações, fontes e monumentos de interesse histórico-cultural do Setor Floresta. A trilha tem grau de dificuldade de moderado a alto.

O ponto de partida é o Playground da Capela Mayrink, passando pelo Centro de Visitantes, Barracão, a Cachoeira das Almas, Restaurante A Floresta e Ruínas do Midosi, Circuito das Grutas, Ruínas da Fazenda e terminando o primeiro dia no Restaurante Esquilos. O segundo dia passa ainda pelo Jardim dos Manacás, Cova da Onça, Açude da Solidão, Ruínas do Almeida e Hípica, retornando para a Capela Mayrink. Como pode ser observado com mais detalhes nos mapas abaixo:

Mapa do 1º DIA

Mapa do 2º DIA

Capela1

O Circuito dos Picos, com 19 quilômetros de extensão, passa pelos dez principais picos do Setor Floresta, incluindo os famosos Pico da Tijuca e Bico do Papagaio. Recomenda-se 2 ou 3 dias de caminhada, que podem ser percorridos separadamente. A trilha se inicia no portão da Praça Afonso Viseu e segue em direção ao Excelsior, passa por vários atrativos naturais e históriocos culturais ao longo de todo seu trajeto, como a Pedra do Conde, Morro do Anhanguera, Mirante do Excelsior, Pico da Tijuca, Bico do Papagaio, Morro da Taquara, Museu do Açude e Mirante da Cascatinha.

Mirante

Os pés do Cristo Redentor, a estrada das Paineiras é uma das suas vias de acesso. Ao longo do caminho pode-se deparar com algumas fontes de água mineral e até mesmo com duchas naturais, além de vários mirantes com vistas excepcionais da Zona Sul do Rio de Janeiro, incluindo a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon e o Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Nos finais de semana o trecho de 5 Km é exclusivo dos pedestres.

Paineiras

O Mirante Dona Marta está localizado na Estrada das Paineiras, a 364 metros de altitude. Por sua posição geográfica privilegiada, proporciona ao visitante uma vista detalhada da Cidade do Rio de Janeiro. Homenagem à mãe do Vigário Geral Clemente Martins de Mattos, antigo proprietário da Quinta São Clemente, o local dispõe de heliponto, sendo o primeiro ponto turístico no caminho que leva ao Corcovado.

Do mirante da Vista Chinesa, que foi construído entre 1902 e 1906 em homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no início do século XIX, pode-se ver uma deslumbrante paisagem, como praticamente toda a zona sul da cidade e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Vista Chinesa

Originalmente a área era constituída de um caramanchão de bambu e mesa de ripas de madeira, recobertos de vegetação. O lugar foi utilizado por nobres e burgueses para almoços campestres e recebia a visita de D. Pedro II, nos seus passeios à floresta. Com o passar do tempo se tornou parada obrigatória dos visitantes que buscam uma bela paisagem.

Mesa do Imperador

Exuberante queda d'água com 30 metros de altura, a Cascatinha Taunay encanta todo e qualquer visitante, mesmo os assíduos frequentadores do parque. Considerada um dos pontos turísticos que melhor retrata a Floresta da Tijuca, recebeu esse nome em homenagem ao pintor francês Nicholas Antoine Taunay.

Cascatinha

O Lago das Fadas, nome dado pelo segundo administrador da Floresta, o Barão d' Escragnolle, teve paisagismo original de Glaziou e situa-se num antigo charco que foi represado e restaurado pelo arquiteto Vladimir Alves de Souza em 1944.

capa152

Localizado no término da Estrada do Excelsior, de onde se descortinam vistas para a vertente sul, centro e norte do PNT, o mirante foi construído na gestão do Barão d'Escragnolle (1874-1887), e situa-se a 4.556 km da entrada. O nome Excelsior renda uma homenagem ao romance homônimo de Longfellow.

Ao longo da Trilha Ciruclar Interna encontra-se um circuito de grutas, entre elas as Grutas do Belmiro e Luis Fernandes, que homenageiam dois homens que atuaram no reflorestamento da região em diferentes épocas e a caverna dos Morcegos, formada por uma imensa fratura com profundidade de mais de 100 m

Localizado no antigo Lago dos Porcos Selvagens (caititus), o açude foi construído no Sítio da Solidão, propriedade do Barão do Bom Retiro, no século XIX. Em 1944, foi reformado e transformado em lago.

O Bico do Papagaio tem seu cume a 989 metros de altitude e é um dos picos mais frequentados do Parque. Seu nome advém de sua semelhança com um bico de papagaio e do seu cume é possível vislumbrar uma das mais fantásticas vistas da cidade, destacando-se as praias da Barra e Recreio, com toda a baixada de Jacarepaguá ao fundo.

Bico do Papagaio

O Pico da Tijuca é o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca, com 1.022 metros de altitude. Acessível por trilha ou escalada, seu platô permite observação da cidade em 360º, tornando-o uma referência carioca na prática do montanhismo.

A Pedra da Gávea, um imenso bloco monolítico de 842 m de altitude, sempre foi uma referência para navegadores por sua localização e formato. Somente em 1830 as primeiras expedições começaram a ser empreendidas ao seu topo, que, desde então, recebe grande número de visitantes em suas trilhas e encostas rochosas, tornando-se um ícone carioca para a prática do montanhismo.

Alto Pedra da Gávea - Peterson de Almeida

A Pedra Bonita, tem 696 m de altitude. Na época do Império, passou por algumas ações predatórias como a extração de carvão e o cultivo de flores e pequenas horticulturas. Além de excelente mirante, o local também abriga uma plataforma e uma rampa de salto muito utilizada por praticantes de voo livre.

Rampa voo livre

Também conhecida como Pedra Aguda, se destaca entre as montanhas do Parque por seu formato pontiagudo, apresentando uma caminhada curta, porém com alguns trechos acidentados. Essa montanha também é bastante procurada por escaladores, pois apresenta vias clássicas, com graus variados, como o Paredão Jorge Castro, XV de Novembro, Zaib, entre outros.

Agulhinha