Recursos e Valores Fundamentais

RVF Biodiversidade
A heterogeneidade climática e geomorfológica propicia a ocorrência de habitats naturais que favorece a presença de uma rica biodiversidade regional. Nesses ambientes já foram registradas 418 espécies de plantas, incluindo árvores centenárias, representativas das flutuações climáticas locais, assim como diversas espécies frutíferas nativas como o jatobá (Hymenaea courbaril L.), a mirindiba (Buchenavia tetraphylla (Aubl.) R.A.Howard), o murici (Byrsonima crassifolia (L.) Kunth), o babaçu (Attalea speciosa Mart. ex Spreng.), a macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart.), o ingá (Inga edulis Mart.), e a pitombeira (Talisia esculenta (Cambess.) Radlk.). Essas árvores constituem a base alimentar da fauna regional, que conta com mais de 260 espécies de vertebrados, distribuídos nos mais variados grupos. Destas espécies, pelo menos 14 estão atualmente ameaçadas de extinção, como é o caso da maria-do-nordeste (Hemitriccus mirandae), o guariba-da-caatinga (Alouatta ululata) e o mocó (Kerodon rupestris). Algumas ainda são consideradas endêmicas dos brejos de altitude cearenses, sendo uma espécie de jararaca (Bothrops sp.) encontrada unicamente na Serra da Ibiapaba. Além disso a área abriga um diversificado grupo de invertebrados, onde apenas da classe Insecta, foram registradas aproximadamente 800 espécies.

RVF Ecoturismo (Patrimônio Histórico-cultural)
O Patrimônio natural e histórico-cultural protegido pelo Parque proporciona uma diversidade de experiências na natureza e favorece o desenvolvimento socioeconômico da região. Em um cenário deslumbrante de mirantes naturais, cachoeiras, trilhas, cavernas, grutas e paredões rochosos, como a Gruta de Ubajara e o Morro do Pendurado, que provocam conexões espirituais e sensações de bem-estar, se potencializam as oportunidades de sensibilização e educação ambiental. Ao realizar caminhada, banhos, contemplação de paisagens, observação de fauna, entre outras atividades, o público mergulha na história forjada de conflitos e esperança, mitos e lendas, que como os comboieros, percorrem serra e sertão até os dias atuais, mantendo vivas as memórias do passado e o rico patrimônio para as futuras gerações.

RVF Gruta de Ubajara
A exuberante Gruta de Ubajara, inserida nos calcários da Formação Frecheirinha, apresenta morfologia cárstica de grande valor espeleológico, esculpida pela dissolução 4 da rocha carbonática há pelo menos 200 mil anos, formando amplos salões e galerias ornamentadas e de grande beleza tais como: travertinos, cortinas, coralóides, estalagmites, estalactites e muitos outros. Devido a concentração desses espeleotemas, destaca-se a fantástica sala da Rosa, assim chamada pela bonita flor que se forma no seu teto. A Gruta de Ubajara abriga diversas populações de quirópteros, inclusive uma imensa colônia de morcegos frugívoros (Carollia perspicillata) importantes para a dispersão de sementes e manutenção da vegetação nativa do Parque. Além disso, são encontradas diversas espécies de invertebrados cavernícolas, como troglóbios e o escorpião chicote-de-cauda-curta, uma nova espécie Rowlandius ubajara (Schizomida: Hubardiidae), registrado apenas nessa caverna. Onde passa o riacho Mucuripe, na Gruta, não existe iluminação e a visitação não é permitida, pois esse rio subterrâneo em período chuvoso chega a atingir a Sala do Mocozal, a última sala iluminada que o turista tem acesso.

RVF Geodiversidade
A rica geodiversidade do PARNA Ubajara constitui seus principais atrativos, com locais de excepcional valor cultural e científico, que explicam momentos cruciais da história evolutiva da terra. Os arenitos que formam as escarpas da Serra da Ibiapaba guardam registros de antigos ambientes fluviais, litorâneo e marinho raso (com influência periglacial) da Era Paleozóica. Por outro lado, os calcários pré-cambrianos que afloram ao pé da escarpa (serra) mostram um dos mais belos exemplares de relevo cárstico do Brasil, abrigando um importante patrimônio espeleológico do Ceará. Neste, há cavernas com registros paleontológicos com destaque para a Gruta do Urso Fóssil, onde foi descoberto um crânio fóssil de um urso (Arctotherium brasiliensis) com datação aproximada de 10 mil anos.

RVF Recursos Hídricos
Os recursos hídricos contidos no Parque Nacional de Ubajara incluem nascentes, riachos e pequenos rios (Ubajara, Murimbeca, Gavião, Gameleira, Rio da Serra, Itraguçu, Poção, Rio Grande) e suas magníficas cachoeiras, com suas belezas cênicas, em pleno Nordeste são ícones do turismo integrando serra e sertão e importante fonte de recarga de aquíferos para as comunidades locais. Os rios Ubajara e Gameleira são perenes e os demais são intermitentes.

RVF Paisagem
A paisagem é formada pelo mosaico natural entre a Serra da Ibiapaba e o sertão cearense, com seus paredões areníticos (Paredões de Janeiro), cânions e mirantes como a Pedra do Espia e da Mangabeira, além dos corredores, morros calcários e escarpas. Sua rica composição florística contribui para o clima ameno da região, onde se destaca a presença dos ipês com o contraste de cores em meio a variações de Caatinga.