Quem Somos

O Parque Nacional de Ubajara é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, administrada pelo Instiituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, com a finalidade de garantir a integridade e o processo de evolução do conjunto de formações geológicas existentes em Ubajara.

O Parque foi criado em 30 de abril de 1959, com uma área de 4.000 hectares, através do Decreto Federal nº 45.954/59. No dia 26 de abril de 1973, foi assinado o Decreto nº 72.144, alterando os seus limites para uma área de 563 hectares. No dia 13 de dezembro de 2002, foi assinado o Decreto Sem Número e publicado no Diário Oficial da União, que altera, mais uma vez, os limites do Parque Nacional para uma área de 6.288 hectares, passando, assim, a abranger os municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha. 

O Parque, embora esteja inserido no Bioma Caatinga, ele está distribuido em três Ecossistemas: Floresta Ombrófila Aberta, (Mata Atlântica), Floresta Subperenifólia e Caatinga.

Plano de Manejo 2022 do Parque Nacional de Ubajara

A Sede Administrativa da Unidade está localizada na Rodovia da Confiança CE-187, Zona Rural, Ubajara/CE.

Contato: (83) 99156-6738 / E-mailO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

NOMECARGO - ICMBio
GILSON LUIZ SOUTO MOTA

Chefe do Parque Nacional de Ubajara - Analista Ambiental

DIEGO BEZERRA RODRIGUES

Chefe Substituto do Parque Nacional de Ubajara - Analista Ambiental

LUCIANA AIRES BARREIRA DE AMORIM Analista Ambiental
FRANCISCO HUMBERTO SOUSA BEZERRA

Técnico Ambiental

SEBASTIÃO GOMES SOARES

Técnico Ambiental

ANA JANAÍNA BARBOSA DA SILVA

Apoio Administrativo - Bióloga

KAROLINA PAULINO FONTENELE

Apoio Administrativo - Engenheira Agrícola e Ambiental