Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Pesquisa > Biodiversidade Amazônica
Início do conteúdo da página

Biodiversidade Amazônica

A Amazônia compreende um dos maiores e mais diversificados biomas do planeta contendo uma rica biodiversidade de fauna e flora com alto grau de endemismo. Em uma área de quase quatro mil km² ela integra oito estados brasileiros e 125 unidades de conservação federal.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica - CEPAM é um Centro especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criado em 2006 como um dos primeiros Centros biomáticos do Instituto. Neste grandioso bioma, o Centro trabalha na geração e gestão de informações que subsidiam a implantação de medidas de conservação, monitoramento e aprimoramento das políticas ambientais voltadas a conservação da biodiversidade amazônica.

Nas atividades executadas pelo CEPAM, destacam-se o monitoramento da biodiversidade aquática amazônica, por meio da coordenação do Subprograma Aquático Continental do Programa MONITORA, a execução da Avaliação do Risco de Extinção das espécies de peixes continentais amazônicas, a atuação em Planos de Ação Nacional para a recuperação de espécies ameaçadas no bioma, participação em projetos de pesquisas e a realização de ações de Educação Ambiental.

O CEPAM encontra-se localizado no município de Manaus, estado do Amazonas. Sua sede foi construída no campus da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, possibilitando uma maior interação com o meio acadêmico no desenvolvimento de projetos de pesquisa e conservação da biodiversidade amazônica.

Coordenação do CEPAM


Rafaela Vicentini
rafaela.vicentini@icmbio.gov.br
cepam.am@icmbio.gov.br

Endereço: Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, nº 6.200 Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho - Setor Sul, Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Coroado, Manaus/AM. CEP 69.077-000

registrado em:
Fim do conteúdo da página