
Foto: Ciro Albano
DOCUMENTOS E ARQUIVOS |
Nome |
Baixar
|
Lista das espécies avaliadas |
 |
|
CONSULTA AMPLA
N° DE TÁXONS: 58
Existem no mundo aproximadamente 10.000 espécies aves. Dessas, 1.919 espécies são encontradas no Brasil, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO). Esse alto número de espécies coloca o Brasil dentre os três países detentores da maior diversidade de aves do mundo. Apesar da grande maioria das espécies serem residentes, ou seja, passarem todo o ciclo de vida em território Brasileiro, algumas espécies, oriundas do hemisfério norte, do sul da América do Sul, ou de países a oeste do Brasil, são migrantes e passam parte do ciclo de vida no Brasil. Há algumas, menos comum, que são consideradas vagantes por possuírem uma ocorrência irregular.
O processo de avaliação de risco de extinção das espécies da fauna brasileira é contínuo e cíclico, ocorrendo em intervalos de cinco anos. Neste sentido, as Avaliações do Estado de Conservação das Aves Brasileiras, conduzidas pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres (CEMAVE), estão iniciando seu segundo ciclo de avaliação, que será realizado por biomas: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Cerrado e Pantanal.
A próxima Oficina de Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras abrangerá 58 espécies, incluindo aves endêmicas da Caatinga e outras que, além da Caatinga, ocorrem em outros biomas.
A Oficina ocorrerá de 21 a 23 de novembro de 2016, em Cabedelo, Paraíba. Serão convidados pesquisadores com experiência na Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado, somando cerca de 23 especialistas. Contudo, toda a comunidade científica e demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies por meio da ficha base da avaliação. As fichas estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do Atlas de Registros de Aves Brasileiras (ARA) no site ara.cemave.net .
O prazo para envio de contribuições é 10 de novembro de 2016.
PONTO FOCAL:Diego Mendes Lima (CEMAVE - ICMBio) EMAIL: diego.lima@icmbio.gov.br
CORDENADOR DE TAXON:
Dr. Helder Farias Pereira de Araújo
|
Redes Sociais