Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ephemeroptera

Callibaetis radiatus Frederico salles - Cópia 2
Foto: Frederico Salles (http://ephemeroptera.com.br/)
 
 
DOCUMENTOS E ARQUIVOS
Nome
Baixar
Lista de espécies avaliadas alt
Ficha base de avaliação alt
VALIDADO

N° DE ESPÉCIES: 67

Ephemeroptera é uma das ordens mais antigas de insetos alados, com características primitivas como a incapacidade de dobrar as asas sobre o abdome, a presença de dez segmentos abdominais e a pouca redução numérica de suas nervuras alares. Os imaturos são aquáticos, sempre em água doce, e a fase adulta é terrestre, com um período de vida muito curto.

A lista vigente de espécies ameaçadas do Brasil contém uma espécie e outras duas são consideradas Dados Insuficientes (DD), isto é, não há informação suficiente para uma adequada avaliação de seu risco de extinção.

Como parte do processo de avaliação do estado de conservação da fauna brasileira conduzido pelo ICMBio, o risco de extinção dessas e de outras espécies de Ephemeroptera foi avaliado, sendo 67 espécies avaliadas.

A Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Ephemeroptera Brasileiros aconteceu entre 14 e 16 de abril de 2014, em Brasília, DF.

O processo de Avaliação da Fauna Brasileira é coordenado pela Coordenação de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (COABIO), vinculada à Coordenação Geral de Manejo para Conservação (CGESP), da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO).

 

N° DE OFICINAS:

1 oficina realizada

COORDENADOR DE TAXON:

Dr. Cleber Polegatto

PONTO FOCAL:

Carlos Eduardo Guidorizzi de Carvalho (COABIO/ICMBIO)

EMAIL:  coabio@icmbio.gov.br

Fim do conteúdo da página