Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Invertebrados Marinhos

estrela do mar narcissia trigonaria marcelo kammers
Foto: Marcelo Kammers
 
DOCUMENTOS E ARQUIVOS
Nome
Baixar
Lista de espécies avaliadas alt
Ficha base de avaliação alt
VALIDADO

N° DE ESPÉCIES: 53

O termo "invertebrado" refere-se a todo animal que não possui coluna vertebral. Entretanto, não representam um grupo natural, sendo composto por táxons com histórias evolutivas distintas. Contudo, esta denominação continua sendo utilizada na linguagem coloquial ou mesmo em textos legais (Boos, 2008).

O Instituto Chico Mendes - ICMBio conduz o processo de avaliação do estado de conservação da fauna brasileira com o objetivo de avaliar, pela primeira vez, o risco de extinção de todas as espécies de vertebrados e algumas ordens ou famílias de invertebrados que ocorrem no Brasil. A escolha dos invertebrados que são avaliados se dá por serem indicadores de qualidade ambiental, pelos serviços ambientais que estão envolvidos ou por serem utilizados comercialmente.

São conhecidas no Brasil aproximadamente 340 espécies de Echinodermata, 800 espécies de Polychaeta, 7 Hemichordata e 4 Brachiopoda (Amaral e Jablonski, 2005).

 N° DE OFICINAS:

1 oficina realizada

COORDENADORA DE TÁXON:

Drª. Antonia Cecilia Zacagnini Amaral (UNICAMP)

PONTO FOCAL:

Harry Boos (CEPSUL/ICMBio)

APOIO

Luiz Fernando Netto (ESEC Tupiniquins/ICMBio)

EMAIL:  coabio@icmbio.gov.br

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Amaral, A. C. Z. and Jablonski, S. 2005. Conservation of marine and coastal biodiversity in Brazil. Conservation Biology 19(3): 625‑631.

Boos, H. 2008. Zoologia: Caderno de Estudos. Indaial: Ed. Asselvi. 156p. ISBN 978-85-7830-028-9.

Fim do conteúdo da página