Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Collembola

Sminthurinus sp1 macho
Espécie: Sminthurinus sp.
Foto: Eduardo Abrantes
DOCUMENTOS E ARQUIVOS
Nome
Baixar
Lista de espécies avaliadas alt
Ficha base de avaliação alt
VALIDADO

N° DE ESPÉCIES: 313

O táxon Collembola está composto por pequenos artrópodes hexápodes, desprovidos de asas. São organismos que habitam todos os ambientes terrestres disponíveis, com especial importância nos ecossistemas de solo e cavernas. O Brasil foi o primeiro país a avaliar espécies de Collembola e incluir na lista vermelha, em 2005, e é o primeiro país a avaliar todas as espécies conhecidas de sua colembolofauna, em um total de 313 espécies.

Os resultados da avaliação apresentam 15 espécies listadas como VU (3), EN (2) e CR (10), entretanto o resultado mais importante no ponto de vista da conservação e científico é a formação de uma base de dados contendo uma ficha para cada espécie, com todas as informações disponíveis sobre o táxon. Isso permitirá planejar os esforços de ações de conservação e orientar a pesquisa, disponibilizando informações sobre espécies deficientes em dados e áreas e ambientes subamostrados.

A avaliação do estado de conservação dos collembolas no Brasil foi conduzida pela COABio - Coordenação de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade, vinculado à Coordenação Geral de Manejo para Conservação (CGESP), da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO), ICMBio e a validação da categoria das espécies ocorreu em Abril de 2014, em Ipojuca (PE).

N° DE OFICINAS:

1 oficina realizada

COORDENADOR DE TAXON:

Dr. Douglas Zeppelini Filho

PONTO FOCAL:

Carlos Eduardo Guidorizzi

EMAIL:  coabio@icmbio.gov.br

Fim do conteúdo da página