Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diplopoda

Obiricodesmus Rafael P Indicatti
 Espécie: Obiricodesmus sp. 
Foto: Rafael P.  Indicatti
DOCUMENTOS E ARQUIVOS
Nome
Baixar
Lista de espécies avaliadas alt
Ficha base de avaliação alt
VALIDADO

N° DE ESPÉCIES: 232

Os Diplopoda representam uma classe de Artrópodos popularmente conhecidos como piolhos-de-cobra ou gongolos. Podem ser encontrados em todos os Biomas do Brasil.

Atualmente, quatro espécies de Diplopoda são consideradas ameaçadas de extinção no país: Leodesmus yporangae, Peridontodesmella alba, Yporangiella stygius e Rhinocricus padbergi.

A Oficina de avaliação dos Diplopoda do Brasil ocorreu entre 11 e 15 de agosto de 2014, na Academia Nacional de Biodiversidade – ACADEBIO, localizada na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, SP. Foram avaliadas as quatro consideradas ameaçadas e outras espécies de Diplopoda da fauna brasileira, totalizando mais de 232 espécies avaliadas. A lista das espécies pode ser baixada no link ao lado.

O processo de Avaliação da Fauna Brasileira é coordenado pela Coordenação de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (COABIO), vinculada à Coordenação Geral de Manejo para Conservação (CGESP), da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO).

 

N° DE OFICINAS:

1 oficina realizada

COORDENADOR DE TAXON:

Dr. Amazonas Chagas Júnior

PONTO FOCAL:

Carlos Eduardo Guidorizzi de Carvalho (COABIO/ICMBIO)

EMAIL:  coabio@icmbio.gov.br

Fim do conteúdo da página