Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Moluscos Continentais

semfoto
 
DOCUMENTOS E ARQUIVOS
Nome
Baixar
Lista das espécies avaliadas alt
Ficha base de avaliação alt
VALIDADO

N° DE ESPÉCIES: 114

 Os moluscos constituem um grupo de animais de corpo mole representados principalmente pelos caracóis, caramujos, lulas, polvos, ostras, mexilhões e lesmas. O filo Mollusca é o segundo com a maior diversidade de espécies, sendo superado apenas pelo filo Arthropoda (Haszprunar 2001). Esses animais apresentam notável importância econômica, principalmente na gastronomia, sendo apreciados como itens alimentares em diversos pratos típicos.

Durante o ano de 2014 o ICMBio realizou a avaliação de risco de extinção de vários grupos de invertebrados terrestres e aquáticos, e na Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Moluscos Continentais Brasileiros, foram avaliados os riscos de extinção de 114 espécies das classes Bivalvia e Gastropoda. A oficina aconteceu durante os dias 22 a 26 de Setembro, na ACADEBIO em Iperó – SP e contará com a presença de 14 especialistas.

O processo de Avaliação da Fauna Brasileira é coordenado pela Coordenação de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (COABIO), vinculada à Coordenação Geral de Manejo para Conservação (CGESP), da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO).

N° DE OFICINAS:

1 oficina realizada

COORDENADOR DE TAXON:

Dra. Sonia Barbosa dos Santos - UERJ

PONTO FOCAL:

Carlos Eduardo Guidorizzi de Carvalho (COABIO/ICMBIO)

EMAIL:  coabio@icmbio.gov.br

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Haszprunar, G. (2001). "Mollusca (Molluscs)". Encyclopedia of Life Sciences. John Wiley & Sons, Ltda.

Fim do conteúdo da página