Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fauna Brasileira > Lista de Espécies Ameaçadas > Invertebrados Terrestres - Pseudonannolene tocaiensis Fontanetti, 1996 - Piolho-de-cobra
Início do conteúdo da página

Invertebrados Terrestres - Pseudonannolene tocaiensis Fontanetti, 1996 - Piolho-de-cobra

Classificação Taxonômica
Grupo
Classe:
Ordem:
Família:
Espécie:
Nome Vulgar:
Invertebrados Terrestres
Diplopoda
Spirostreptida
Spirostreptidae
Pseudonannolene tocaiensis Fontanetti, 1996
Piolho-de-cobra
Categoria de Ameaça
Categoria Validada:
Critério Validado:
Presença Lista Anterior:
CR
B2ab(iii)
Justificativa
Pseudonannolene tocaiensis é endêmica do Brasil, conhecida somente da localidade-tipo, a gruta da Toca, em Itirapina, SP, onde é abundante. Amostragens em outras cavernas da região e no ambiente externo não localizaram a espécie. A área de ocupação da espécie é estimada em menos de 1km2, considerando o comprimento da caverna. A caverna e o ambiente externo se encontram em bom estado de conservação. Porém, o controle de morcegos hematófagos, que ocorre na região, é uma ameaça, pois pode diminuir a quantidade de guano no interior da caverna, diminuindo a quantidade de recurso para a espécie. Assim, considerando uma localização, P. tocaiensis foi categorizada como Criticamente em Perigo (CR) pelo critério B2ab(iii).
Especialistas
Amazonas Chagas Junior – UFMS, Ana Claudia de Castro Marcato – UNESP, Carmem Silvia Fontanetti Christofoletti – UNESP, João Paulo Peixoto Pena Brbosa – USP, Leandro Denis Battirola – UFMS, Maria Elina Bichuette – UFSCAR, Patrícia Elesbão da Silva Rodrigues - FZB/RS.
Referências

Trajano, E.; Golovatch, S.I.; Geoffroy, J.J.; Pinto-da-Rocha, R. & Fontanetti, C.S. 2000. Synopsis of brazilian cave-dwelling millipedes (Diplopoda). Papéis Avulsos de Zoologia 41(18): 259-287.
Fim do conteúdo da página