Programa de Monitoramento da Biodiversidade em UCs da Caatinga
{besps}stories/o-que-fazemos/monitoramento/slide-4.2-caatinga{/besps}
O monitoramento da biodiversidade no bioma Caatinga está sendo delineado com base nos mesmos princípios e diretrizes que orientam os demais programas, mas com grupos de indicadores mais adequados para representar as particularidades desse bioma. A concepção deste programa e a realização de oficinas temáticas para a seleção dos indicadores e das UCs partipantes (ver relatoria) se deu entre o período de 2010 e 2011.
Para o biomaforam selecionados quatro grupos biológicos de indicadores minimos: Cactáceas, Répteis da ordem Squamata, Mamíferos de médio e grande porte e Aves.
Protocolos de Monitoramento
O programa encontra-se em fase de aprimoramento e adequação dos protocolos que foram testados durante fase de inventário (2013-2013), nas três UCs federais do bioma – Parque Nacional da Serra da Capivara, Estação Ecológica Raso da Catarina e Floresta Nacional Contendas do Sincorá (mapa).
Em breve os protocolos serão dispobilizados.
A fase inventário do programa de monitoramento da biodiversidade em UCs da Caatinga contou com apoio financeiro do PROBIO II e a execução técnica ficou a cargo dos quatro Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio (CECAT, RAN, CENAP e CEMAVE), que responderam pela implementação e testes dos protocolos para os grupos de indicadores, além das articulações iniciais com os vários parceiros externos, primordiais para os sucesso e longevidade do monitoramento.
Redes Sociais