Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Monitoramento > Todos artigos Monitoramento > Programa de Monitoramento da Biodiversidade em Manguezais
Início do conteúdo da página

Programa de Monitoramento da Biodiversidade em Manguezais

A definição de um programa de monitoramento para o manguezal é um dos componentes do Projeto Manguezais do Brasil, coordenado pelo ICMBio em cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF (PNUD BRA 07/G32).

O Projeto Manguezais do Brasil abrange um conjunto de ações que visam contribuir para a conservação e o uso sustentável do ecossistema manguezal e das funções e serviços ambientais necessários para o desenvolvimento nacional e bem-estar das comunidades costeiras.

Atualmente, 50 UCs federais abrigam manguezais, estando 42 no bioma Marinho Costeiro, sete no bioma Mata Atlântica e uma no bioma Amazônia.

No caso do monitoramento de biodiversidade em manguezais, além de avaliar a integridade do ecossistema e, por conseguinte, a efetividade nas UCs para conservação, pretendemos também avaliar a sustentabilidade de explotação de alguns recursos pesqueiros. Essa informação é especialmente importante para aquelas UCs de Uso Sustentável.

Assim, ao longo do ano de 2013 foram envidados esforços para consolidação de uma proposta robusta que satisfaça ambos os pontos. Você pode encontrar a relatoria do evento realizado em parceria com a comunidade acadêmica para priorização de grupos taxonômicos para o monitoramento.

Fim do conteúdo da página