Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Projetos Apoiados > Projetos Apoiados em 2010 > Aspectos da biologia e distribuição de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina
Início do conteúdo da página

Aspectos da biologia e distribuição de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina

chapada diamAno: 2010

Resumo:  O projeto de que trata este relatório abordou aspectos da estrutura populacional de cinco espécies nativas da Chapada Diamantina. Deve-se destacar os seguintes resultados:

1 – Para Mauritia flexuosa (buriti), foi possível verificar que, das sete populações examinadas, apenas duas tiveram recrutamento de novas plantas no período. Simulações feitas mostram que somente três delas devem persistir por mais de 200 anos, mas apenas se for possível evitar a ocorrência de incêndios nas área de ocorrência destas palmeiras. Caso contrário, somente uma das populações persistirá.

2 – Para Syagrus harleyi (coco de vaqueiro), uma palmeira endêmica, as populações amostradas não apresentam riscos imediatos de extinção. A espécie é muito comum e tem potencial ornamental, que deve ser explorado em outro projeto.

3 – Ipomoea sp nov, uma planta endêmica ainda não descrita para ciência e conhecida na região por batata-da-serra, é uma espécie ameaçada de extinção pela coleta. A única população bem estruturada encontrada fica dentro de um parque municipal, onde não é coletada. Guias locais, no entanto, relatam que esta planta pode ser manejada, de forma a permitir dar uma fonte de renda para a população, pois seus tubérculos são comestíveis e muito apreciados.

4 – Thelyschista guillanyi é uma espécie de orquídea endêmica da Chapada Diamantina, de flores esbranquiçadas pouco chamativas, mas que está ameaçada de extinção. A pesquisa conseguiu apurar apenas dados preliminares, que devem ser refinados, mas foi possível determinar que pode-se identificar a planta a partir das suas folhas, o que facilitará as próximas etapas do projeto

5 – Adamantinia miltonioides é uma espécie de orquídea restrita ao PNCD, da qual se conhecem menos de 100 individuos. A planta tem habitates muito reduzidos e é bastante incomum. No entanto, produz muitas sementes e isto será usado para multiplicar a planta junto a parceiros, tanto de instituições públicas como privadas.

Responsável pelo ProjetoUnidade
Cezar Neubert Gonçalves
cccazevedo.goncalves@gmail.com
Parque Nacional da Chapada Diamantina

 
Fim do conteúdo da página