Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Projetos Apoiados > Projetos Apoiados em 2011 > Análise da ocorrência e história natural de espécies de anfíbios
Início do conteúdo da página

Análise da ocorrência e história natural de espécies de anfíbios

fotoAno: 2011

Resumo: Phyllomedusa oreades é uma espécie de anfíbio endêmica do Cerrado, distribuída nos platôs de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Reproduz-se durante a estação chuvosa em riachos em campos limpos e campos-cerrado, em poças profundas de águas limpas. Até o momento foi registrada apenas em altitudes acima de 900m. No presente trabalho, foi encontrada em altitudes entre 750 a 850m., apenas em riachos margeados com matas de galeria.

Foi registrada na região do Parque Nacional Grande Sertão Veredas e entorno, através de adultos e girinos e foi produzido a partir destes registros um mapa de distribuição da espécie nos diversos pontos amostrais. É considerada Deficiente em Dados de acordo com a IUCN e ocorre em áreas protegidas no DF. Estas informações, juntamente com observações de preferências ambientais relativas a sítios reprodutivos, podem ser úteis para processos de avaliação do estado de conservação da espécie, bem como para subsidiar modelos de distribuição potencial para definição de estratégias para conservação desta.

Responsável pelo ProjetoUnidade
Paula Leão Ferreira
paula.ferreira@icmbio.gov.br
 Parque Nacional Grande Sertão Veredas
Fim do conteúdo da página