Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Projetos Apoiados > Projetos Apoiados em 2012 > Levantamento e monitoramento de avifauna na área de concessão florestal e zona de conservação da flona Jamari
Início do conteúdo da página

Levantamento e monitoramento de avifauna na área de concessão florestal e zona de conservação da flona Jamari

Ano: 2012

Resumo: A Floresta Nacional (FLONA) do Jamari possui amostras significativas da biodiversidade da Amazônia Sul-Ocidental e está em uma região submetida à altas taxas de desmatamento e degradação ambiental. A FLONA tem como objetivo compatibilizar o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a conservação de biodiversidade. No ano de 2010, iniciou-se a exploração de produtos madeireiros nas unidades de manejo florestal da FLONA do Jamari (RO). Portanto mostrou-se evidente a necessidade de medir os possíveis impactos da exploração madeireira sobre a biodiversidade ocorrente nesta Unidade de Conservação. Neste projeto está sendo comparada a estrutura da comunidade de aves (riqueza, abundância e composição) na área de concessão florestal e nas áreas de preservação na FLONA do Jamari, Rondônia.

Foram realizadas amostragens em quatro locais nas áreas de concessão e quatro nos sítios de conservação da FLONA, utilizando redes-neblina e pontos de escuta. Foram observadas diferenças significativas das comunidades de aves amostradas nas áreas de manejo e conservação da FLONA, principalmente no período de seca. Com base no pequeno número de áreas amostradas e nas possíveis diferenças regionais da avifauna, ainda se pretende incrementar as amostragens nos locais ainda não manejados, porém próximos às áreas de concessão florestal, possibilitando uma interessante comparação antes e depois do impacto da exploração madeireira nesta Unidade de Conservação. É prevista a utilização destes resultados em uma comparação de longo prazo que possibilitem o acompanhamento mais detalhado dos possíveis impactos da exploração madeireira sobre a avifauna da Floresta Nacional do Jamari.

Responsável pelo projetoUnidade
Samuel dos Santos Nienow
samuel.nienow@icmbio.gov.br
Floresta Nacional do Jamari

 

 

Fim do conteúdo da página