Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Projetos Apoiados > Projetos Apoiados em 2012 > Organização Comunitária e Manejo dos Recursos Naturais no interior da Flona Saracá-Taquera
Início do conteúdo da página

Organização Comunitária e Manejo dos Recursos Naturais no interior da Flona Saracá-Taquera

organização comunitáriaAno: 2012

Resumo: A utilização dos recursos naturais, principalmente, florestais, na FLONA Saracá-Taquera envolvem diversos atores como as comunidades de remanescentes quilombolas, organizadas em associações comunitárias. O extrativismo é realizado por esses associados também organizados para comercialização na Cooperativa CEQMO. Porém, as organizações comunitárias, desestruturadas, não conseguem desempenhar o devido papel como parceiras do órgão gestor, necessitando de apoio ao fortalecimento destas para uma gestão mais facilitada e com maior subsídios sobre questões sociais produtivas etc.

O projeto conseguiu identificar algumas falhas de propostas anteriores (infelizmente, ainda não discutidas devidamente junto aos beneficiários destas pelos motivos expostos acima); conseguiu capacitar comunitários (associados destas organizações) e demais pessoas envolvidas nos processos que envolvem a utilização de recursos naturais da FLONA, entre outras poucas ações devido a não execução de todas as atividades previstas. Porém, percebe-se que estes ainda poucos esforços foram somados à demais ações de parceiros e das próprias organizações das comunidades (Associações e Cooperativas), construindo um cenário favorável à conservação da natureza na FLONA Saracá-Taquera e entorno.
 
Responsável pelo projetoUnidade
André Luis Macedo Vieira
andre.macedo@icmbio.gov.br
Floresta Nacional Saracá-Taquera
Fim do conteúdo da página