Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Projetos Apoiados > Projetos Apoiados em 2012 > Inventário de mamíferos de médio e grande porte no Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Início do conteúdo da página

Inventário de mamíferos de médio e grande porte no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

fotoAno: 2012

Resumo:  Este projeto tem por objetivo inventariar as espécies de mamíferos terrestres de médio e grande porte (maiores que 1 kg) que ocorrem no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O inventário foi feito usando duas técnicas: o uso de armadilhas fotográficas e a identificação por meio de pelos em amostras fecais.

A técnica de armadilhamento fotográfico já identificou 16 espécies de mamíferos, sendo as mais frequentes a paca, a onça parda ou puma e o gambá. Foi possível identificar 5 indivíduos de puma, sendo dois machos, uma fêmea e dois com sexo não identificado. Foi estimada uma densidade de pumas de 1,6 indivíduos por 100 km2.

A técnica de identificação de pelos se mostrou uma boa técnica complementar, e registrou a presença da jaguatirica, que até o momento não foi fotografada. Por meio desta técnica se constatou a presença de 4 felinos de médio porte, o gato do mato pequeno, gato maracajá, jaguatirica e jagurundi, na trilha da Pedra do Sino, uma das trilhas mais frequentadas no PARNASO.
 
Responsável pelo ProjetoUnidade
Cecilia Cronemberger de Faria
cecilia.faria@icmbio.gov.br
Parque Nacional Serra dos Órgãos
Fim do conteúdo da página