Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Projetos Apoiados > Projetos Apoiados em 2015 > Cães domésticos no interior e entorno de uma UC: quais os impactos sobre os carnívoros selvagens?
Início do conteúdo da página

Cães domésticos no interior e entorno de uma UC: quais os impactos sobre os carnívoros selvagens?

Ano: 2015

Cerdocyon thous apresentando alopecia generalizada compatível com sarna sarcóptica Arquivo CENAP Resumo: A pesquisa visa criar um meio ambiente melhor para carnívoros selvagens, domésticos e, consequentemente, para o homem. Trata-se de projeto em uma unidade de conservação – UC no estado de São Paulo que abriga um importante remanescente de Mata Atlântica, cada vez mais afetado pelo uso desordenado do solo, em especial pelo crescimento dos bairros do entorno, com o aumento da população de animais domésticos que transitam livremente nas margens e interior do Parque. O problema de superpopulação de cães domésticos é compartilhado por inúmeras UC atualmente e acaba determinando um íntimo contato entre carnívoros domésticos e selvagens. Até o momento estão sendo quantificados o fluxo de entrada e a área de uso de cães domésticos no interior do PECB; realizadas entrevistas com os moradores do entorno para realização do censo populacional de animais domésticos; e ministradas palestras para a população local e para funcionários do PECB a respeito da posse responsável, dos benefícios de um animal saudável sem acesso ao PECB e os impactos que estes podem gerar aos animais silvestres.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Núcleo Gestor do PECB também já foram envolvidos no Projeto, a fim de obter apoio para a construção e implementação de um modelo de gestão sanitária no Parque e entorno, garantindo a promoção de políticas públicas permanentes que contemplem ações que minimizem a entrada e o contato entre carnívoros domésticos e selvagens e, consequentemente, a sobrevida a longo prazo das espécies locais. Tal proposta deve servir como modelo para outras unidades que vêm enfrentando a mesma problemática.

Produtos derivados do projeto:
Carteirinha de vacinação desenhada e impressa, a ser utilizada durante a campanha de vacinação programada após o término do censo populacional canino.

Responsável pelo ProjetoUnidade
Silvia Neri Godoy
silvia.godoy@icmbio.gov.br
CENAP
Fim do conteúdo da página