Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Projetos Apoiados > Projetos Apoiados em 2015 > Endemismo e dispersão de poríferos nos Aparados da Serra: isolamento de hábitat e conectividade
Início do conteúdo da página

Endemismo e dispersão de poríferos nos Aparados da Serra: isolamento de hábitat e conectividade

Ano: 2014

Resumo: A problemática ambiental que o projeto abordou foi a conservação de espécies de esponjas endêmicas da região, a conservação dos mananciais e o serviço ambiental da manutenção da qualidade das águas e a relação de causa-efeito do isolamento de hábitat com o endemismo e dispersão das espécies estudadas.

Os resultados obtidos até o momento foram o registro de ocorrências inéditas de uma espécie de esponja endêmica da região, dentro de UC de proteção integral, porém, não há indícios de endemismo da espécie em relação a manchas isoladas de hábitat. Outro resultado parcial foi a confirmação da exclusividade da porção superior do Arroio Tigre Preto (bacia do Araranguá) como único hábitat da esponja Corvomeyenia epilithosa.

O alcance das ações realizadas, por enquanto, restringe-se a divulgação local por meio de palestras, programas de rádio locais e divulgação no contexto do ICMBio, nos Seminário de Pesquisa. Acreditamos que, após a conclusão do projeto, o alcance seja multiplicado.

As repercussões concretas do projeto para a conservação da natureza resumem-se à ciência da equipe gestora da UC sobre a ocorrência e importância das esponjas como indicadores de qualidade ambiental e confirmação da fragilidade da existência de C. epilithosa apenas no interior do Parque Nacional da Serra Geral.

Produtos derivados do projeto:
Cartaz produzido para o VI Seminário de Pesquisa do ICMBio, exposto permanentemente no Centro de Visitantes do Parque Nacional de Aparados da Serra.

Produção bibliográfica:
VI Seminário de Pesquisa do ICMBio. Anais. Resumo. 2014. Pág. 77.
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/o-que-fazemos/anais_vi_spic_2014.pdf

Responsável pelo ProjetoUnidade
Lúcio Santos
lucio.santos@icmbio.gov.br
Parque Nacional Aparados da Serra
Fim do conteúdo da página