Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Projetos Apoiados > Projetos Apoiados em 2015 > Implementação e adequação de trilhas interpretativas na Floresta Nacional do Assungui – Campo Largo/PR
Início do conteúdo da página

Implementação e adequação de trilhas interpretativas na Floresta Nacional do Assungui – Campo Largo/PR

Ano: 2015

Resumo: As trilhas são instrumentos de conservação, apreciação e educação ambiental. Apesar de representarem uma interferência do homem na natureza, trilhas interpretativas são importantes instrumentos de educação ambiental em unidades de conservação. Para ser útil, uma trilha deve ser fácil de se encontrar, fácil de percorrer e conveniente de usar, sendo necessário estudo prévio e planejamento para sua implantação, além de adequada manutenção. Seguidos esses preceitos, minimiza-se o impacto do uso sobre o ambiente e garante-se maior conforto, segurança e satisfação ao visitante.

No ano de 2014, os trabalhos foram focados na “Trilha da Cachoeira”, sendo realizada avaliação das necessidades de manejo da trilha, de adequação para a visitação, bem como dos atrativos para a interpretação. Para tanto, foram utilizados dois formulários: o formulário adaptado da publicação Objetivos de Manejo de Trilhas – Trail Construction and Maintenance Notebook” (USDA, 2007) e o formulário do Índice de Atratividade de Pontos Interpretativos – IAPI, conforme método proposto por COSTA & MELLO, 2005. Resumo completo.

Responsável pelo projetoUnidade
Ana Carolina Saupe
ana.saupe@icmbio.gov.br
Floresta Nacional do Assungui
Fim do conteúdo da página