Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Projetos Apoiados > Projetos Apoiados em 2015 > Monitoramento e controle da invasão por coral-sol na Estação Ecológica Tupinambás e entorno
Início do conteúdo da página

Monitoramento e controle da invasão por coral-sol na Estação Ecológica Tupinambás e entorno

Ano: 2015

Resumo: O projeto teve como objetivo realizar um mapeamento da invasão da espécie, exótica e invasora, conhecida popularmente como coral-sol (Tubastraea tagusensis e Tubastraea coccinea). Esta espécie foi introduzida no Brasil através da indústria petrolífera, por meio de embarcações, plataformas e boias que mantinham incrustadas em seus cascos as espécies em questão. Essas espécies, que se reproduzem durante todo o ano, com 4 picos anuais, dispersam larvas na água e se fixam, na maioria das vezes, nos costões rochosos (Mizrahi, D.2014). A espécie não tem predador natural na costa brasileira e se reproduz com grande facilidade e agilidade, ocupando o espaço de espécies nativas, como coral-cérebro (Mussismilia hispida), o que ocasina a perda de biodiversidade nativa.

O mapeamento desenvolvido possibilitará e embasará estratégias de manejo para controle destas espécies invasoras na UC e seu entorno imediato, evitando assim perdas relevantes de biodiversidade tanto dos costões rochosos, ambiente típico da UC, quanto da fauna associada a esse ambiente.

Responsável pelo ProjetoUnidade
Alexandre Costa
alexandre-gomes.costa@icmbio.gov.br
Estação Ecológica de Tupinambás
Fim do conteúdo da página