Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reserva Extrativista Médio Juruá

altNa Reserva Extrativista Médio Juruá, no Amazonas, a população tradicional desenvolve atividades de manejo do fruto açaí, da semente andiroba e da espécie de peixe pirarucu. A associação formada pela população tradicional do Médio Juruá é a AMAREMJU, além da Cooperativa de Desenvolvimento Agro-Extrativista e de Energia do Médio Juruá - (CODAEMJ).

O açaí é um fruto da palmeira açaizeiro ou açaí-do-pará (Euterpe oleracea Mart). A polpa concentra um sabor forte, marcadamente ácido, e é muito usada na preparação de refrescos, sorvetes, geléias, mingaus e até refrigerante. Dela pode ser feito ainda o vinho do açaí, comum na culinária do Pará, ou mesmo servir na preparação de peixes e charque. Altamente energético e nutritivo, o açaí é rico em vitamina E, combate os radicais livres, contém ferro, cálcio, fósforo, fibras e pigmentos antocianinos que atuam no organismo como antioxidantes.

O óleo contido na amêndoa da andiroba é amarelo-claro e extremamente amargo e contém substâncias como a oleína, a palmitina e a glicerina com propriedades antissépticas, antiinflamatórias, cicatrizantes e inseticidas. Na indústria cosmética, usa-se o óleo em sabonetes, xampus e cremes. Usa-se também como reconstituinte celular da derme, eliminando inflamações e dores superficiais, além de sua ação purgativa na eliminação de vermes.

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

registrado em:
Fim do conteúdo da página