Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Diplan

Ronei Alcantara da Fonseca é oficial da Reserva Remunerada do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Especialista em Comando, Direção e Chefia, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e em Análise e Formulação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui diversos cursos técnicos na área de Gestão de Segurança Operacional, em Processo Legislativo, Assessoria Institucional, Aviação, Combate a Incêndio e Salvamento.

Atuou 26 anos como oficial Bombeiro Militar, tendo larga experiência em administração institucional e de pessoas. Foi por doze anos assessor parlamentar do Corpo de Bombeiros Militar do DF, no Congresso Nacional, onde participou de diversos momentos institucionais de relevada importância, como Reforma Administrativa, Código Brasileiro de Trânsito e criação da Comissão Fixa de Segurança Pública e Defesa Social na Câmara dos Deputados, representando os Corpos de Bombeiros Militares de todo Brasil.

Iniciou a modalidade de combate a incêndios florestais com utilização de aeronaves de asa fixa, atuando como gestor e comandante do serviço. Além do Serviço de Resgate Aéreo do DF, comandou diversas unidades operacionais, dentre as quais destacam-se a Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional de Brasília, a Academia de Bombeiro Militar do CBMDF, o Centro de Altos Estudos de Comando Direção e Chefia, o Centro de Assistência Social do CBMDF, além da Chefia do Setor de Comunicação Social do CBMDF.

No Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Ronei foi responsável pela gestão de frota terrestre e embarcações, cargo que ocupou de 2010 a 2012. Depois, foi gerente de transporte aéreo do Estado da Paraíba e Piloto-Chefe do Governador, posto que ocupou até o ano de 2018. De volta ao ICMBio, Ronei atuou como Gerente Regional Nordeste e, em seguida, Gerente Regional Sul, agora, é diretor de Planejamento, Administração e Logística.
registrado em:
Fim do conteúdo da página