Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Incêndio no Parna da Chapada Diamantina está extinto
Início do conteúdo da página

Incêndio no Parna da Chapada Diamantina está extinto

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 17h26
Fogo era combatido por brigadistas durante 11 dias.
Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), IBAMA, Grupo Ambientalista do Torto (GAT) e voluntários conseguiram extinguir o incêndio que, desde o dia 13 de outubro, atingia o Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA). 

As chamas foram controladas na última segunda-feira (22) mas ainda havia um foco isolado de turfa que é um tipo de fogo subterrâneo, geralmente ocorrido por queima de matéria orgânica. Este foco foi prontamente combatido pelos brigadistas e em sobrevôo de monitoramento realizado hoje (24), o fogo foi oficialmente declarado extinto.

O combate envolveu mais de 100 brigadistas. Além da brigada do Parque Nacional, havia reforços do IBAMA, Grupo Ambientalista do Torto (GAT), Parque Nacional de Brasília e dezenas de brigadistas voluntários da região. A operação também contou com 4 aeronaves air tractor e 1 helicóptero de apoio. 

O fogo se concentrou na região sul do Parque, na região da Chapadinha e teve origem fora da unidade. Foram consumidos, aproximadamente, 3 mil hectares de vegetação. Apesar da extinção do fogo, a equipe do parque permanece sob constante vigilância a fim de evitar novos focos ou a reignição em áreas por onde o fogo já passou.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página