Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Aparados da Serra promove 1º Conto de Natal dos Morcegos
Início do conteúdo da página

Aparados da Serra promove 1º Conto de Natal dos Morcegos

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 15h11
Iniciativa quer conscientizar a população da importância dos mamíferos para a região.

Ramilla Rodrigues
ramilla.rodrigues@icmbio.gov.br

O Parque Nacional de Aparados da Serra vai promover, nos próximos dias 15 e 16 de dezembro, um Conto de Natal especial e inusitado: o 1º Conto de Natal dos Morcegos. Serão realizadas atividades lúdicas, como a montagem de uma caverna com morcegos, exposição de material em líquido e peles de morcego e outros vertebrados.

Mas não só os mamíferos voadores serão contemplados durante a atividade. No período diurno, quando os morcegos geralmente estão descansando, haverá observação de falcões e gaviões. Já no período da noite, quem deve aparecer para a alegria dos participantes são corujas e morcegos.

Dentre as espécies que podem ser avistadas se as condições climáticas forem satisfatórias estão o gavião-caboclo (Heterospizias meridionalis), gavião-carijó (Rupornis magnirostris), carcará (Caracara plancus), falcão quiriri (Falco sparverius), corujinha do sul (Megascops sanctaecatarinae), coruja dos torres (Tytu furcata), coruja orelhuda (Asio clamator). Dentre os morcegos, pode-se detectar pelo ultrassom espécies que se alimentam de insetos como as dos gêneros Lasiurus, Eptesicus, Myotis; as que se alimentam de frutos como o morcego-de-ombros-amarelos (Sturnira lilium) e até mesmo a espécie hematófaga como o morcego-vampiro (Desmodus rotundus).

“Os morcegos possuem funções ecológicas distintas, como por exemplo, reflorestadores ao dispersar sementes e agir na polinização. As espécies insetívoras possuem função ecossistêmica como predadoras e presas e atuam também no controle de pagas”, diz Susi Pacheco, do Instituto Sauver, uma das instituições que promovem o evento.

Todo mundo está convidado a participar e as atividades são gratuitas. À noite, em função do número limitado de vagas, a participação ocorre por inscrição por esse link.

A atividade é promovida pelo Núcleo de Gestão Integrada de Aparados da Serra e Serra Geral, Instituto Sauver e Red Latinoamericana y Caribe de Conservación de Murciélagos e WFalco.

Confira a programação:

15/12 e 16/12 (Sábado e Domingo)

09:00 | Início das atividades: Caverna da Vida e Exposição de Morcegos e Rapinantes, além de outros exemplares da fauna do Rio Grande do Sul.

10:30 | Caminhada na Trilha e Observação de Aves (playback) e vestígios de mamíferos.

11:30 | Conto de Natal dos Morcegos (40 min)

14:00 | Início das atividades: Caverna da Vida e Exposição de Morcegos e Rapinantes, além de outros exemplares da fauna do Rio Grande do Sul.

15:00 | Conto de Natal dos Morcegos (40 min)

16:30 | Caminhada na Trilha e Observação de Aves (playback) e vestígios de mamíferos.

18:00 | Conto de Natal dos Morcegos (40 min)

19:40 às 21:00 | Caminhada Noturna para observar e escutar aves e morcegos. É necessário levar lanterna.

Comunicação ICMBio
(61) 20289280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página