Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Cenap comemora 25 anos de trabalho
Início do conteúdo da página

Cenap comemora 25 anos de trabalho

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 10h21
Evento reuniu parceiros, servidores e direção do ICMBio no Centro de Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros em Atibaia, São Paulo.

cenap255
Equipe do Cenap com o diretor da Dibio no evento de comemoração dos 25 anos. (Foto:Acervo/ICMBio)

Na última sexta-feira (26), foi dia de festa no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) em Atibaia, São Paulo. O direção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), servidores e parceiros como as universidades e ONGs participaram da solenidade de comemoração dos 25 anos do Cenap. 

O Cenap tem muito o que comemorar. Segundo o coordenador Ronaldo Morato, nos últimos anos, o Cenap saiu das 26 espécies de carnívoros para atender 354 espécies de mamíferos. Entre as atribuições estão: a avaliação do estado de conservação destas espécies, elaboração e implementação dos Planos de Ação Nacionais (PAN) para a conservação das espécies ameaçadas de extinção, além de coordenar o protocolo avançado de monitoramento da biodiversidade, integrar projetos de planejamento para a conservação do Pantanal e da Mata Atlântica e atuar como autoridade científica em diversos projetos de conservação de mamíferos terrestres.

Além disso, atende problemas diversos que as unidades de conservação enfrentam como: urina de mocó danificando as pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara, estimativa populacional de búfalos na Rebio Lago Piratuba e Esec Maracá-Jipióca, manejo de queixadas no Parque Nacional das Emas, entre outros.

Ao longo destes anos é crescente o número de publicações científicas da equipe do Cenap em periódicos internacionais de alto impacto. São mais de 30 trabalhos científicos somente nos últimos quatro anos, em periódicos como Science, Conservation Biology, Biological Conservation, Ecology, Ecological Monographs, Movement Ecology, entre outros. O diretor da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio), Marcos Aurélio Venâncio, que participou do evento, ressaltou a importância do ICMBio como autoridade científica dentro e fora do país.

Para conhecer mais sobre o Cenap acesse aqui

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:
15 Vida terrestre 150



Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página