Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parque de Ilha Grande comemora 22 anos
Início do conteúdo da página

Parque de Ilha Grande comemora 22 anos

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 17h10
Comemoração promoveu diversas atividades na Lagoa Xambrê, a maior lagoa do estado do Paraná, e brigadistas foram homenageados.
parnailhagrandee
Visitantes tiveram um domingo de lazer especial no Parque. (Foto:Acervo/ICMBio)

No último domingo (15), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa) e a comunidade rural de Altônia, no Paraná, realizaram, com o apoio da Prefeitura, uma celebração pelos 22 anos do Parque Nacional de Ilha Grande e pelo final dos incêndios que atingiram a unidade de conservação no último mês.

No domingo, o Parque permitiu que os visitantes experimentassem diversas atividades na Lagoa Xambrê, a maior lagoa do estado do Paraná. Foram realizadas caminhadas, passeios de bicicleta e de standup paddle, uma modalidade esportiva inédita na região. Um dos objetivos deste dia foi a promoção da educação ambiental e o desenvolvimento do ecoturismo e do turismo rural. De acordo o chefe do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Rio Paraná, Erick Xavier, o envolvimento da comunidade local e dos grupos de esportistas, como os praticantes do ciclismo por exemplo, é fundamental para o desenvolvimento do turismo no parque e para a conservação de sua biodiversidade.

De acordo com a secretária executiva do Coripa, Nayara Raposo, o dia foi de vivenciar a experiência de estar num parque nacional e usufruir de seus atrativos. A equipe organizadora trouxe o standup paddle, que teve origem no Havaí e que é caracterizado por manter o praticante em pé numa grande prancha, com a utilização de um remo para se deslocar pela água. De acordo com Nayara, a proposta é diversificar as possibilidades de uso da Lagoa Xambrê, incentivar a prática esportiva e mostrar possíveis oportunidades de uso público e negócios na unidade de conservação.

Foram realizadas atividades com ciclistas da região, que tiveram a oportunidade de serem os primeiros a testar a Trilha da Lagoa Xambrê. A nova trilha integra agora a Rota dos Pioneiros e a expectativa é que seja inaugurada no final do ano em um evento regional de Mountain Bike MTB, tornando-se um atrativo a mais para os praticantes do esporte. 

trilha de bike na Lagoa XambrêOs prefeitos municipais de Altônia e de São Jorge do Patrocínio e o presidente do consórcio de municípios parabenizaram o Parque Nacional de Ilha Grande pelos seus 22 anos e lembraram que a sua criação representa uma grande conquista na defesa da biodiversidade da região.

Brigada de Incêndio homenageada
O evento também contou com uma homenagem à Brigada de Incêndio do Parque Nacional de Ilha Grande. Os brigadistas foram surpreendidos com uma homenagem pelos esforços realizados no combate ao incêndio do parque. Todos receberam uma placa de honra ao mérito como forma de agradecimento pela conservação da biodiversidade.

O combate ao grande incêndio de agosto deste ano durou 10 dias e envolveu 75 pessoas em uma força-tarefa que, além do ICMBio (órgão gestor da unidade), contou com o Corpo de Bombeiros do Paraná e do Mato Grosso do Sul, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e o Coripa, consórcio intermunicipal que coordenou o apoio logístico e articulando o apoio operacional das prefeituras de Altônia, São Jorge do Patrocínio, Icaraíma e Alto Paraíso. Foram 47,5 mil hectares de área queimada, o equivalente a 62,3 % do parque nacional.

Na oportunidade, jovens da comunidade do entorno do Parque e acadêmicos de ciências biológicas do Instituto Federal do Paraná puderam conhecer de perto como é o trabalho da brigada de incêndio do ICMBio. A estudante Carina Gouveia, que é moradora da comunidade rural vizinha do parque nacional, pôde conhecer os equipamentos utilizados no combate ao fogo e experimentou usar uma bomba costal. Segundo ela foi um dia de grande proveito, pois conheceu como funciona o trabalho dos brigadistas que protegem Parque.




Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados

15 Vida terrestre 150


Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página