Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > UC abre edital de estudo de exploração florestal
Início do conteúdo da página

UC abre edital de estudo de exploração florestal

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 11h19
Após concluídos e apresentados os estudos, será aberta licitação para que empresas apresentem propostas para o manejo florestal e a concessão de serviços na Floresta Nacional de Três Barras, em Santa Catarina.

flona tresbarras Artur Battisti
Flona de Três Barras, localizada no município de Três Barras, em Santa Catarina. (Foto: Artur Battisti)

O processo para escolha da empresa que vai elaborar o estudo de viabilidade econômica para a Concessão Florestal e de Serviços da Floresta Nacional (Flona) de Três Barras, localizada no município de Três Barras, em Santa Catarina, começa nesta sexta-feira (27). Uma cerimônia marcará o lançamento pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Flona de Três Barras. Trata-se de abertura de edital para a realização de estudos de viabilidade econômica para a Concessão Florestal e de Serviços na Unidade. Após concluídos e apresentados estes estudos, será aberta licitação para que empresas apresentem propostas para o manejo florestal e a concessão de serviços na Flona.

Segundo chefe da Flona de Três Barras, Carlos José Ribeiro da Silva, o manejo florestal na Flona é tanto aos plantios exóticos (pinus), quanto aos plantios nativos (araucária). Também há a possibilidade de manejo em alguns remanescentes de mata nativa no interior da Unidade. Para os plantios exóticos (pinus) pretende-se o corte raso com a posterior recuperação ambiental destas áreas. Para os plantios de araucária pretende-se o desbaste embasado em estudos científicos. Já para os fragmentos nativos pretende-se o uso múltiplo da floresta, com aproveitamento de produtos madeiráveis e não-madeiráveis. A Flona tem 100% de seu território no município de Três Barras, o que equivale a 10,17% do total da área do município.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados
11 Cidades e comunidades sustentáveis 150

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página