Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parna de Brasília recebe nova turma de PMs do DF
Início do conteúdo da página

Parna de Brasília recebe nova turma de PMs do DF

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 17h43
Na ocasião, presidente do ICMBio foi homenageado por Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, conduzido pela Polícia Militar do DF
IMG 20191114 WA0011

Foto: Acervo ICMBio


Conhecido ponto de interesse e lazer dos brasilienses, o Parque Nacional de Brasília (DF) se transformou numa verdadeira sala de aula ao ar livre para novos integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal. A unidade recebeu nesta semana alunos do Curso de Formação de Praças (CFP VI) para um curso sobre ecologia, fauna e conservação, que faz parte do curso de formação dos novos policiais. Cerca de 700 alunos foram divididos em 4 grupos e em cada dia um grupo recebeu aulas sobre meio ambiente e proteção ambiental.
 
Protetor de mais de 40 mil hectares de cerrado, o Parque Nacional de Brasília mostrou aos novos PMs as belezas únicas do bioma e sensibilizou os profissionais sobre a sua importância ecológica por meio da Trilha da Capivara. Durante os quatro dias de aulas, cada dia com uma turma diferente, instrutores do ICMBio e da Polícia Militar do DF explicaram aos policiais em formação sobre o Cerrado, as Unidades de Conservação, a vegetação e a fauna. O Parque é o lar de espécies endêmicas do cerrado, algumas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus).

A espécie, inclusive, dá nome ao Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará (PREALG), sob responsabilidade da Polícia Militar do DF, junto ao qual o ICMBio firmou uma parceria em 2018. O PREALG, que hoje funciona dentro do Núcleo de Educação Ambiental do Parque, atua na prevenção de crimes ambientais por meio de ações de educação, principalmente junto às escolas do DF e também colaborando no Curso de Formação de Educação Ambiental para Educadores. Com o ICMBio, o PREALG auxilia nas ações educativas realizadas junto aos infratores ambientais.

O PREALG faz apresentações teatrais referentes ao meio ambiente em escolas, eventos e datas especiais transmitindo conhecimento sobre proteção e preservação de maneira lúdica. O Projeto também é responsável pelo curso “Guardião Ambiental”, no qual em 12 encontros e mais uma saída de campo para alunos de escolas públicas, com o intuito de formar pequenos guardiões ambientais.

Segundo a chefe do Parque Nacional de Brasília, Juliana Barros, é essencial que os novos profissionais sejam sensibilizados e que quando atuarem próximo ao parque e em outras unidades de conservação no DF, entendam que esta é uma área de conservação ambiental.

Para celebrar esta parceria, o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira, foi homenageado pelo Projeto. Ele deu as boas vindas aos alunos do CFP VI e ganhou uma camiseta e uma tela de onça-pintada produzida pelo sargento Ottoni, integrante do PREALG. “Agradeço a consideração do PREALG pela receptividade e pelo presente que recebi do artista e policial Ottoni”, disse o presidente.


Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página