Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio capacita 15 operadores de drones
Início do conteúdo da página

ICMBio capacita 15 operadores de drones

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 16h09
O uso de drones vai desde operações de fiscalização até combate a incêndios florestais e ações de divulgação das UCs,
drone
ICMBio capacitou mais 15 servidores para operar drones. (Foto: Bruno Bimbato)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) capacitou mais 15 servidores para operar Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), ou drones, como também são conhecidas. Entre os dias 18 e 24 de novembro, os servidores se reuniram no Parque Nacional da Serra do Cipó (MG), onde puderam colocar em prática as aulas teóricas sobre as aeronaves.

O ICMBio já vem utilizando drones em parcerias com outros órgãos em ações de fiscalização e em outras ações de gestão nas unidades de conservação. Esses equipamentos podem ser empregados de maneira tática e estratégica, especialmente no geoprocessamento. O uso de drones passa também pelo uso público e comunicação, possibilitando a captação de fotos e vídeos que poderão ser utilizados em ações de divulgação dos serviços prestados pelas unidades de conservação.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), por exemplo, usará o drone para contagem de ninhos em ilhas oceânicas. O drone permite aumentar a precisão nas contagens de ninhos e acessar locais inacessíveis por outros meios. Isso vai acontecer na Ilha da Trindade, onde alguns ninhos estão em lugares muito íngremes e com risco de desmoronamento, apenas com o uso do Drone é possível fazer a contagem dos ninhos.

O curso trouxe conteúdos como os componentes principais de um drone (bateria, emissor, monitor, câmera etc.), noções de voo para aeronaves de asa fixa e asa rotativa, legislações e normas para uso de drones (atualmente ancorados pela Anatel, responsável pela certificação de radiofrequência; ANAC e Ministério da Defesa), aulas práticas em simuladores de voo e, por fim, aulas práticas com as aeronaves.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página