Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parques realizam intercâmbio entre condutores de visitantes
Início do conteúdo da página

Parques realizam intercâmbio entre condutores de visitantes

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 16h41
Foram 28 pessoas que participaram da excursão no dia 10 de dezembro.

visitas
Os Parques Nacionais dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, e do Ubajara, no Ceará, promoveram um intercâmbio de condutores de visitantes. O objetivo da excursão foi estimular a troca de experiências entre as cooperativas de condutores de visitantes da Cooptrekking, dos Lençóis Maranhenses, e da Cooptur, de Ubajara. Foram 28 profissionais que partiram da unidade de conservação dos Lençóis Maranhenses em direção ao Parque de Ubajara, no dia 10 de dezembro.

O Parque de Ubajara foi escolhido para a excursão por ter uma cooperativa criada há mais de 20 anos, além de ter uma parceria consolidada entre os condutores de visitantes e a gestão do Parque. Atualmente, as trilhas da unidade ocorrem com guia de forma obrigatória, e o valor cobrado é único para todos os condutores. Desta forma, eles recebem a divisão igualitária do valor arrecadado no final de cada mês, estimulando os princípios do cooperativismo.

A excursão de reconhecimento do Parque de Ubajara ocorreu através da Trilha da Samambaia, passando pelo Mirante da Gameleira, cachoeira do Cafundó; Trilha Circuito Gavião; Trilha Ubajara Araticum e, por fim, seguindo para a Trilha Centenária que dá acesso para a Gruta de Ubajara. A atividade faz parte do processo de capacitação dos condutores de visitantes credenciados na unidade, afirma a coordenadora de uso público do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página