Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Serra dos Órgãos prevê melhorias na estrutura
Início do conteúdo da página

Serra dos Órgãos prevê melhorias na estrutura

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 16h26
A portaria pela cidade de Petrópolis terá sua estrutura ampliada com espaço para pesquisas, entre outras melhorias previstas.

parna serradosorgaos André Dib 3
Parque possui mais de 20.024 hectares protegidos. (Foto:André Dib)

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos deverá ampliar a estrutura que fica ao lado da portaria em Petrópolis (RJ), com espaço para pesquisas e possibilidade de aumentar ainda mais o número de visitantes, entre outras melhorias previstas. A principal entrada do Parque hoje é feita pela cidade de Teresópolis, que possui a maior sede. Já em Petrópolis, a portaria possui uma pequena estrutura, que realiza os controles da visitação nas cachoeiras do Rio Bonfim (chamada de parte baixa do parque) e do acesso às trilhas da Travessia Petrópolis x Teresópolis e do Morro do Açú (conhecidos como parte alta).

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque, solicitou à prefeitura melhorias na estrutura da região. A equipe do Parque vem realizando reuniões com os moradores da região e com os demais parceiros do Instituto para garantir que todos os serviços necessários possam ser implantados. A perspectiva é conseguir as melhorias na pavimentação, alargamento de vias e a criação de calçadas na região, o reforço das pontes da localidade para se adequar ao novo fluxo previsto e a gestão do trânsito nos fins de semana.

Localizado na Serra do Mar, na região serrana do Rio de Janeiro, o Parque foi criado pelo Decreto 1.822, de 30 de novembro de 1939, o que o torna o terceiro parque mais antigo do Brasil. No total, o Parque possui mais de 20.024 hectares protegidos, e abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis. Entre os animais encontrados no espaço, 130 estão ameaçados de extinção e muitas espécies são consideradas endêmicas (ou seja, só são encontradas no local).

Conheça mais sobre o Parque. Acesse aqui

Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS)
11 Cidades e comunidades sustentáveis 150

Comunicação
(61) 2028-9280
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página