Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Realidade virtual leva público para Abrolhos
Início do conteúdo da página

Realidade virtual leva público para Abrolhos

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 18h20
Projeto ABROLHOS360 mostra ao público manguezais, recifes costeiros e a biodiversidade marinha do Arquipélago de Abrolhos utilizando óculos de realidade virtual

realidade virtual parna abrolhos
Foto: Acervo ICMBio

O Arquipélago de Abrolhos é um dos locais mais bonitos e fascinantes do país, despertando uma imensa curiosidade em quem quer conhecer de perto a rica biodiversidade marinha. Mas não é preciso viajar até o sul da Bahia para conhecer estas maravilhas. Entre os dias 03 e 05 de março, o projeto ABROLHOS 360 mostrou as belezas de Abrolhos por meio da realidade virtual.

Cerca de 230 expositores e participantes do Congresso Brasileiro de Zoologia, realizado na cidade paulista de Águas de Lindóia, foram transportados para o fundo do oceano Atlântico e observaram as riquezas do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, aprendendo sobre a importância das áreas marinhas protegidas e do papel fundamental de cada um na conservação do mar. A realidade virtual é uma tecnologia inovadora que aproxima o público de Abrolhos e oferece uma experiência dinâmica e única, sendo grande aliada da educação e sensibilização ambiental.

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos lançou a Realidade Virtual em setembro de 2019, estreando três episódios da série ABROLHOS360, produzida pela empresa ECO360, com suporte financeiro da National Geographic Society e apoio do ICMBio, dentre outros parceiros.

A equipe da unidade foi capacitada para operar o equipamento e oferecer suporte aos usuários. Os episódios trazem imagens dos ambientes marinhos protegidos na região dos Abrolhos - o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a Reserva Extrativista Cassurubá e a Área de Proteção Estadual Ponta da Baleia/Abrolhos, abrangendo o manguezal, recifes costeiros e Arquipélago dos Abrolhos. A experiência imersiva inclui as perspectivas aéreas e submarinas, guiadas por uma narrativa que busca sensibilizar o usuário quanto à relação dos seres humanos com o oceano.

As exibições contam hoje com seis óculos de realidade virtual adquiridos pelo Projeto GEF Mar, disponibilizados ao público, diariamente, no Centro de Visitantes do Parque, onde turistas e membros da comunidade local podem desfrutar do atrativo de forma gratuita. Os óculos RV e as exibições também compõem as exposições itinerantes do Parque Nacional e projeto ABROLHOS360, em diferentes comunidades, municípios e estados brasileiros. Com este novo atrativo, o Centro de Visitantes do Parque é cada vez mais procurado por pessoas e grupos em busca de conhecer a experiência. Ao todo, desde a estreia do Projeto ABROLHOS360, mais de 6.000 pessoas já realizaram essa experiência.


Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS)
14 Vida na água 150 
Comunicação
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página