Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > UCs abrem edital para serviço de condutores de visitantes
Início do conteúdo da página

UCs abrem edital para serviço de condutores de visitantes

Publicado: Terça, 24 de Março de 2020, 10h28
Os interessados devem preencher alguns requisitos e encaminhar a documentação até o dia 9 de abril.
002 flona carajas Acervo Flona de Carajás2
Floresta Nacional (Flona) de Carajás. (Foto:Acervo/ICMBio)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abre edital para credenciamento de pessoas físicas interessadas em realizar a prestação do serviço de condução de visitantes na Floresta Nacional (Flona) de Carajás e na Floresta Nacional (Flona) do Tapirapé-Aquiri, ambas no Pará.

As atividades desenvolvidas limitam-se à condução de visitantes, devendo respeitar locais especificamente autorizados e as normas internas da unidade de conservação (UC), sem prejuízo das demais restrições previstas em lei ou seus regulamentos. Os interessados devem preencher alguns requisitos e encaminhar a documentação até o dia 9 de abril. Veja aqui o edital.

Conforme disposto na Portaria n° 769, de 10 de dezembro de 2019, entende-se por condutor de visitante a pessoa física autorizada pelo ICMBio a atuar na condução de visitantes na unidade de conservação, desenvolvendo atividades informativas e interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado, além de contribuir para o monitoramento dos impactos nas áreas de visitação.

A Flona de Carajás está localizada nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte. Criada através do Decreto Federal 2.486/1998, a UC tem o objetivo de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para a exploração sustentável de florestas nativas. A unidade de conservação possui um Plano de Manejo que orienta a sua gestão e o manejo, e permite o turismo como uma alternativa para incrementar o desenvolvimento econômico, bem como se tornar uma ferramenta de auxílio à preservação e conservação da natureza. Possui atrativos que compõem a oferta turística da região e estruturas para a recepção de turistas, como trilhas ecológicas sinalizadas, cachoeiras, lagoas, cavernas, rio Itacaiúnas e estradas de acesso. Ainda, possui atrativos relacionados às atividades econômicas desenvolvidas na UC, como os mirantes das minas de ferro e ouro, o núcleo urbano e o parque zoobotânico.

A Flona do Tapirapé-Aquiri está localizada nos municípios de Marabá e São Félix do Xingu, criada pelo decreto federal nº 97720/1989, também possui Plano de Manejo e o objetivo de exploração sustentável de florestas nativas. A UC possui como atrativos naturais trilhas terrestres e suspensas, sinalizadas e estruturadas para o fomento do turismo ecológico.

Acesse o edital aqui

Comunicação

(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página