Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Cemave prepara evento on-line de proteção a papagaios
Início do conteúdo da página

Cemave prepara evento on-line de proteção a papagaios

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 12h23
Junto com parceiros, a Semana de Estudos para a Proteção dos Papagaios e demais Psitacídeos Brasileiros acontecerá de 13 a 17 de abril.

papacampanha
Objetivo é conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a conservação das espécies. (Foto: Acervo)

A Semana de Estudos para a Proteção dos Papagaios e demais Psitacídeos Brasileiros será comemorada em formato digital pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) e parceiros do Plano Nacional (PAN) Papagaios, devido à pandemia do Covid-19. O objetivo da ação on-line, que será de 13 a 17 de abril, é conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a conservação das espécies protegidas.

As ações digitais vão acontecer por meio das redes sociais Facebook, Instagram, YouTube e blog do Programa Papagaios do Brasil. Será liberado para download um álbum de figurinhas educativo para o público infanto-juvenil e conteúdos especiais com curiosidades sobre as espécies do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Papagaios (PAN Papagaios): papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva); papagaio-charão (Amazona pretrei), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) e papagaio-moleiro (Amazona farinosa).

A comemoração também contará com eventos digitais paralelos realizados por parceiros e promoverá uma campanha em apoio ao movimento “Fique em Casa”. Com o nome “#CadaUmNoSeuNinho”, o objetivo é reforçar a necessidade de cumprir as medidas de isolamento social recomendadas por profissionais e instituições de saúde.

A data, comemorada na terceira semana de abril, foi criada pela Secretaria de Biodiversidades do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2018, com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância de preservar essas aves na natureza.

O Programa Papagaios do Brasil é uma iniciativa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), em parceria com o ICMBio/CEMAVE, a Fundação Neotrópica do Brasil, Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA), Parque das Aves e Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O Programa implementa ações transversais do PAN Papagaios, coordenado pelo Cemave.

Plano de Ação Nacional para Conservação dos Papagaios

Elaborado em 2010, o PAN Papagaios reúne um grupo de profissionais e instituições dedicadas à conservação destas espécies e, atualmente, está em seu segundo ciclo, com duração prevista até 2022.

Desde a formalização do PAN Papagaios, foram obtidos resultados que contribuem com a preservação das aves, como a criação de Unidades de Conservação federal e uma redução no nível de ameaça de extinção de uma das espécies, o papagaio-de-cara-roxa, que mudou de categoria, de vulnerável para “quase ameaçado” na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Coordenadora do PAN Papagaios, Patricia Serafini alerta que, apesar dos bons resultados, ainda existem muitos desafios para a conservação dos papagaios no Brasil. “Apenas com o envolvimento da sociedade como um todo, com cada um de nós compreendendo o que acontece hoje com os papagaios em seu ambiente natural, conseguiremos juntos resultados eficientes, como a redução do tráfico ilegal de papagaios e a recuperação de suas populações. Além disso, são cruciais ações de longo prazo, de monitoramento, proteção e educação para conservação”, explica.

Acompanhem as ações do PAN Papagaio nas redes sociais de 13 a 17 de abril

Conheça aqui o PAN Papagaios

Facebook: @PapagaiosDoBrasil, acesse aqui

Instagram: @programapapagaiosdobrasil, acesse aqui

Youtube: Programa Papagaios do Brasil, acesse aqui

Blog, acesse aqui

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página