Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio seleciona parceiro para conservação da onça-pintada
Início do conteúdo da página

ICMBio seleciona parceiro para conservação da onça-pintada

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 14h48
Edital de chamamento público é para desenvolver ações no Parque Nacional do Iguaçu.

 Onça pintada Rogério Cunha de Paula 6
Objetivo é a execução de ações voltadas à conservação da onça-pintada. (Foto: Rogério Cunha)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publica edital de chamamento público para selecionar uma organização da sociedade civil para celebrar acordo de cooperação. O objetivo é a execução de ações voltadas à conservação da onça-pintada, o maior felino das Américas, no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), no Paraná.

O edital (acesse aqui) estabelece que será selecionada uma única proposta, contemplando ações de pesquisa e monitoramento de onças na região do PNI; realização de programas de engajamento das populações de municípios lindeiros com a conservação da onça-pintada; promoção da coexistência entre populações humanas e onças na região do Parque e municípios lindeiros, reduzindo os conflitos; capacitação das comunidades lindeiras ao Parque no uso de boas práticas no manejo de animais domésticos que reduzam sua vulnerabilidade à predação por onças; diagnóstico sobre a percepção dos moradores lindeiros sobre a onça-pintada; e, ainda, desenvolvimento e implementação de Programas de Capacitação.

O Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e do Iguazú, na Argentina, formam o corredor verde que, juntos, totalizam 600 mil hectares, a maior área protegida contínua no centro-sul do continente. O Projeto Onças do Iguaçu, desenvolvido pelo ICMBio, tem como missão a conservação da onça-pintada como espécie chave para a conservação da biodiversidade da unidade de conservação federal. São desenvolvidas atividades nas áreas de pesquisa e monitoramento, educação e engajamento das comunidades lindeiras ao Parque. Atualmente, existe uma população estimada de 22 onças-pintadas no Parque do Iguaçu, que vem mostrando sinais de aumento. Somando-se as onças-pintadas que vivem no Parque, no Parque Nacional do Iguazu (Argentina) e região do Turvo, estima-se 100 animais, o que representa mais de um terço de todas as onças-pintadas da Mata Atlântica.


Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
 


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página