Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Sete caçadores presos dentro do Parna Serra do Itajaí
Início do conteúdo da página

Sete caçadores presos dentro do Parna Serra do Itajaí

Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 17h10
Na operação, foram encontrados armas, facões, munição, além de carcaça de animal silvestre.

cacadores
Armas e homens presos dentro da unidade de conservação (Foto: Acervo/ICMBio)

Na tarde de sábado (18), um grupo de sete pessoas foi preso dentro do Parque Nacional (Parna) da Serra do Itajaí, Santa Catarina. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Militar Ambiental, PM de Blumenau, flagraram os caçadores em um rancho que fica dentro do Parque comendo animais silvestres e ingerindo bebida alcóolica.

Os agentes encontraram quatro pistolas e carabinas de pressão dentro da caminhonete de um dos caçadores. No imóvel, havia outros três homens com dois rifles, uma espingarda, uma armadilha, dois radiocomunicadores, além de três carcaças de tatu, munições intactas e deflagradas, facas, facões e lanternas.

Os caçadores têm entre 26 e 68 anos e foram levados ao Presídio Regional de Blumenau. No mesmo final de semana, eles foram soltos mediante medidas cautelares — como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de acesso a qualquer área do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Eles vão responder a processo criminal e devem ser multados pelo ICMBio.

Dentro das Unidades de Conservação (UCs) federais são proibidas atividades que possam causar qualquer dano à fauna, à vegetação nativa e aos recursos hídricos. Mesmo com a medida de isolamento aplicada pelos governos federal, estaduais e municipais para conter a propagação do Covid-19, as ações de fiscalização e a política de tolerância zero do ICMBio com as infrações ambientais continuam ocorrendo dentro das UCs federais.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página