Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parna de Brasília é destaque no aniversário da cidade
Início do conteúdo da página

Parna de Brasília é destaque no aniversário da cidade

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 15h43
Capital Federal comemorou ontem 60 anos; criação do Parque está ligada à construção da cidade.

Parna de Brasília 270Brasília comemorou ontem (21) 60 anos. A maioria das publicações sobre o aniversário da Capital Federal ressalta o Parque Nacional de Brasília como um dos atrativos importantes na cidade. Realmente, a criação do Parque Nacional de Brasília está ligada à construção de Brasília. O Parque, que fará 59 anos no dia 29 de novembro deste ano, surgiu da necessidade de proteger os rios fornecedores de água potável à Capital Federal e de manter a vegetação em estado natural, além de contribuir para o equilíbrio das condições climáticas e evitar a erosão dos solos no Distrito Federal.

O Parque recebe em média mais de 800 pessoas por dia e, nos finais de semana, chega a mais de 2 mil visitantes. A principal atração da unidade de conservação federal é a área das piscinas. A unidade desenvolve ainda atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A chefe do Parque Nacional de Brasília, Juliana de Barros, ressalta a importância da área protegida que, além da conservação ambiental, possui um patrimônio histórico e cultural relevante para a capital federal e para o Brasil.

A unidade de conservação possui uma área de 42.389,01 hectares e abrange as regiões administrativas de Brasília, Sobradinho e Brazlândia, e o município goiano de Padre Bernardo. É um dos maiores parques urbanos do país. A fauna é abundante e diversificada, composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como: lobo-guará, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, jaguatirica, ouriço-caixeiro; além de espécies endêmicas como gralha-do-campo, papagaio-galego. Várias outras espécies não ameaçadas compõem a biodiversidade do parque, a exemplo de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, e de grupos pouco estudados como moluscos, crustáceos, insetos e pequenos organismos.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página